top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

100 anos da Diocese de Juiz de Fora: lançada pedra fundamental do monumento comemorativo

A Diocese de Juiz de Fora foi criada em 1º de fevereiro, de 1924 e celebra em 2024 o seu centenário. O monumento comemorativo ficará em uma das entradas da cidade, na Avenida Deusdedith Salgado, no Salvaterra.


Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira


Neste dia 1º de fevereiro, data em que foi criada a Diocese de Juiz de Fora em 1924, foi lançada a pedra fundamental do monumento do centenário e que ficará em uma das entradas da cidade, na Avenida Deusdedith Salgado, altura do número 2.200, no Salvaterra.

 

Na pedra fundamental, foi depositada uma cápsula do tempo, com publicações, orações, documentos, jornais desta data e também a Medalha Comemorativa do Centenário Diocesano. A cerimônia foi conduzida pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, que falou sobre o momento e a escolha do local para a instalação do monumento comemorativo.



Os objetos que foram colocados na cápsula do tempo representam a data histórica.



Registros como esse monumento, segundo Dom Gil, são para ficarem para as gerações futuras que darão continuidade à escrita dessa história.



Dom Gil destacou a importância do momento histórico para a Igreja Particular de Juiz de Fora sob o seu pastoreio.



O Padre Pierre Maurício explicou a escolha dos objetos que foram colocados na cápsula do tempo dentro da pedra fundamental.



O presidente da Câmara de Juiz de Fora, José Márcio Garotinho, esteve presente na inauguração da pedra fundamental e falou sobre a festa dos 100 anos da Diocese que também faz parte da história do município.




Também participaram da cerimônia o Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, Monsenhor Luiz Carlos de Paula e o Padre Geraldo Dondici Vieira.


Confira aqui como foi a cerimônia.


Além da inauguração da pedra fundamental, esta quinta-feira (1º) também é marcada pela abertura do Ano Eucarístico e do Tríduo Preparatório para a Festa do Centenário Diocesano. O lema é "Fazei de nós um só corpo é um só espírito” ( Ef 4,4).  

 

Ao longo desta quinta-feira, primeiro dia do tríduo preparatório dedicado à Eucaristia e à Caridade, estão previstos momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento em todas as paróquias, e recolhimento de alimentos não-perecíveis e outros itens em prol de obras sociais.

 

Às 19h, o Arcebispo Dom Gil preside Missa de Abertura oficial do Ano Eucarístico na Arquidiocese de Juiz de Fora, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento na Catedral Metropolitana.




Cobertura do Centenário Diocesano:


45 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page