top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Fazei de nós um só corpo e um só espírito": a força da comunhão na festa do Centenário Diocesano

Atualizado: 3 de jan.

Por Rádio Catedral




No dia 1º de fevereiro de 2024 serão comemorados os 100 anos de criação da Diocese de Juiz de Fora. As festividades terão como tema “Igreja de Juiz de Fora, há 100 anos caminhando na estrada de Jesus” como lema: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito” (cf. Ef 4,4).


A Diocese de Juiz de Fora foi criada com Bula Pontifícia do Papa Pio XI. Para um momento tão especial, foi criada uma logo comemorativa, como explica Padre Rafael Nascimento, que está na Assessoria da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora.



Jesus Cristo está no centro da logo por ser o ponto de onde tudo nasce e para onde tudo converge, pela comunhão, como lembra Padre Rafael.



Outra referência está nos raios do ostensório que, segundo Padre Rafael, significam toda a ação do povo de Deus da nossa igreja particular.



Padre Rafael comenta o motivo do formato circular e a escolha do amarelo como cor de destaque da logo.



Padre Rafael Nascimento, da Assessoria da Pastoral da Comunicação, reforça que todos os ouvintes da Rádio Catedral estão convidados a vivenciar este momento festivo e de espiritualidade e gratidão forte na nossa Arquidiocese de Juiz de Fora.


Programação do Centenário Diocesano

Na quinta-feira o dia 1º de fevereiro será a abertura do Ano Eucarístico e do tríduo comemorativo. Estão previstos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, procissões e celebrações festivas, além do recolhimento de alimentos não-perecíveis, que beneficiarão obras sociais.


Na sexta, 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor e da Purificação de Nossa Senhora, e também primeira sexta-feira do mês, os fiéis serão convocados a um dia penitencial. Na ocasião, haverá atendimento de confissões, unção dos enfermos e a tradicional “Celebração da Luz.


Por fim, no encerramento do tríduo, no sábado, 3 de fevereiro, será a conclusão do Ano Mariano, e serão promovidas missas com bênção das gargantas, devido ao Dia de São Brás.


A data também será marcada pelas ordenações presbiterais e diaconais que acontecerão na Catedral Metropolitana, às 9h, do seminaristas Paulo César e Gabriel Arcanjo. Toda a programação devem ser basear no subsídio “Celebrai” que foi preparado pela Comissão Arquidiocesana para a Festa do Centenário.


A grande solenidade dos cem anos da Diocese de Juiz de Fora será celebrada no domingo em 4 de fevereiro, em torno do altar da Catedral Metropolitana.


A programação será iniciada às 14h, com um evangelizashow, e terá seu auge às 16h, com a Missa Solene. Estão previstas as presenças de bispos oriundos do Clero juiz-forano e da região, padres e diáconos do clero local e de representantes de todas as 91 paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora. Será instalada, no exterior do templo, uma estrutura de telões para a multidão que é esperada para este dia.











32 visualizações0 comentário
bottom of page