top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

100 anos Diocese de Juiz de Fora: história construída no amor, cuidado e serviço em prol da Palavra de Deus

Por Roberta Oliveira



Há exatamente 100 anos, em 1º de fevereiro de 1924, o Papa Pio XI criava oficialmente a Diocese de Juiz de Fora. Uma história construída no amor, no cuidado e no serviço de levar a Palavra de Deus para todos.


O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira explicou o que é e como é formada uma diocese.



O Arcebispo contextualizou a divisão geográfica da Igreja Católica na região de Juiz de Fora.


Dom Gil comentou como é a diferença de responsabilidades entre o Arcebispo e o Bispo.




Mais próximos do povo de Deus na Zona da Mata


A Diocese de Juiz de Fora surgiu a partir de uma necessidade de melhorar a gestão e o acompanhamento das paróquias integrantes da Arquidiocese de Mariana, como explica Dom Gil.



Dom Gil explica que o processo iniciado por Dom Silvério foi concluído em 1924, com a autorização oficial do Papa Pio XI.



No entanto, foi necessário um período de organização da recém-criada diocese até a chegada do primeiro Bispo Diocesano, Dom Justino José de Santana, que tomou posse em 1º de fevereiro de 1925.



Dom Gil elenca as várias iniciativas de Dom Justino José de Santana durante os 33 anos em que esteve à frente da nossa Igreja Particular.



De Diocese a Arquidiocese


O segundo bispo, Dom Geraldo Maria de Morais Penido, se tornou o primeiro Arcebispo de Juiz de Fora, como conta Dom Gil.



A Arquidiocese de Juiz de Fora foi criada pelo Papa São João XXIII no período que antecipou a abertura do Concílio Vaticano II.




Ano Eucarístico


Nesta quinta-feira (1º) também é a Abertura do Ano Eucarístico e do Tríduo Preparatório para a Festa do Centenário Diocesano. O lema é "Fazei de nós um só corpo é um só espírito” ( Ef 4,4). O espírito de comunhão e unidade que marcam este momento da nossa Igreja Particular foi o tema do editorial do Padre Erelis no Jornal Boa Nova.




A Missa de Abertura do Ano Eucarístico foi celebrada nesta manhã no Mosteiro da Santa Cruz, no Bairro Paineiras.


Daqui a pouco, às 12h, está prevista a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do monumento comemorativo dos cem anos da Diocese, na Avenida Deusdedith Salgado, altura do número 2.200, no Bairro Salvaterra.


Ao longo desta quinta-feira, primeiro dia do tríduo preparatório dedicado à Eucaristia e à Caridade, estão previstos momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento em todas as paróquias, e recolhimento de alimentos não-perecíveis e outros itens em prol de obras sociais.


Às 19h, o Arcebispo, Dom Gil preside Missa de Abertura oficial do Ano Eucarístico na Arquidiocese de Juiz de Fora, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento na Catedral Metropolitana.


Cobertura do Centenário Diocesano




10 visualizações0 comentário
bottom of page