Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira
O fim de semana foi festivo em Barbacena (MG), no Campo das Vertentes, com as cerimônias relacionadas à beatificação da jovem Isabel Cristina Mrad Campos. Dez mil pessoas participaram da missa, no sábado, 10 de dezembro, no Parque de Exposições do município.
No domingo, 11, após a missa em ação de graças no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, comunidade de fé que a jovem frequentava na cidade natal, houve o traslado dos restos mortais da Beata para a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Em coletiva, os arcebispos e sacerdotes reforçaram como Isabel Cristina se tornou um exemplo de que pertencer à Cristo e andar no caminho da santidade é algo possível a todos os católicos, independente de onde estejam.
Saiba mais:
Isabel Cristina, inspiração para os jovens: Padre Rafael Nascimento destaca exemplo da futura beata
Serva de Deus Isabel Cristina: Arquidiocese de Mariana divulga hino oficial em honra à futura beata
Celebrações fazem memória dos 40 anos do martírio da Serva de Deus Isabel Cristina
Serva de Deus, Isabel Cristina, será beatificada em Barbacena no dia 10 de dezembro
Papa Francisco reconhece martírio de Isabel Cristina, assassinada em Juiz de Fora em 1982
Milhares de pessoas acompanharam presencialmente e pelos meios de comunicação
A imagem da nova Beata foi apresentada aos fiéis presentes na Celebração, cerca de 10 mil pessoas, e também àqueles que acompanhavam pelos meios de comunicação católicos, junto ao anúncio da proclamação da beatificação.
Relíquia levada pelo irmão da Beata
Uma procissão entronizou na Celebração a relíquia da Mártir e Beata, levada por seu irmão Paulo Roberto Mrad Campos, acompanhado por sua esposa e filhos. Além disso, 20 jovens vestidas de branco levaram rosas vermelhas e brancas, representando a idade com a qual a Isabel Cristina sofreu o martírio.
"Exemplo heroico", disse Papa Francisco
Neste terceiro Domingo do Advento, após a oração do Angelus,o Papa Francisco recordou a beatificação da mineira Isabel Cristina e a inspiração que ela é para os jovens.
“Ontem, em Barbacena, foi beatificada Isabel Cristina Mrad Campos. Esta jovem mulher foi morta em 1982 aos 20 anos de idade, em ódio à fé, por ter defendido sua dignidade como mulher e o valor da castidade. Que seu exemplo heroico inspire especialmente os jovens a darem testemunho generoso de sua fé e de sua adesão ao Evangelho. Um aplauso à nova Beata!”
A proclamação da beatificação
Durante o rito em Barbacena, foi lido o ato de proclamação da Beata escrito pelo Papa Francisco:
“Nós realizando o desejo do nosso irmão Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana bem como dos demais irmãos do episcopado, de muitos fiéis e tendo escutado o dicastério para a causa dos santos anuncio que: Através de nossa autoridade apostólica evidenciamos que a venerável serva de Deus Isabel Cristina, fiel leiga, mártir, alegre testemunha da caridade evangeliza pelos enfermos por amor de Cristo até a efusão do sangue defendeu sua virgindade e dignidade seja invocada de agora em diante com o nome de Beata Isabel Cristina e possa ser celebrada no dia 01º de setembro, dia em que ela nasceu para o céu.”
Coletiva após a Celebração
"Ela fez de sua vida um serviço", reforçou Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, representante do Papa Francisco. Ele destacou o exemplo de Isabel Cristina que aprendeu com a família a viver o carisma do cuidado e do amor com os mais necessitados.
O Cardeal Dom Raymundo ressaltou ainda como a fé inspirou Isabel Cristina a se defender do agressor e um exemplo de como não devemos banalizar o nosso corpo, que foi criado por Deus.
Forte testemunho e exemplo para todos
O Arcebispo Metropolitano de Mariana (MG), Dom Airton José dos Santos, lembrou a importância de Isabel Cristina ser a primeira beata desta Arquidiocese.
Dom Airton José dos Santos agradeceu o trabalho dos comunicadores na cobertura de todo o processo de beatificação de Isabel Cristina. Ele disse também que o exemplo dela incentiva outros a seguirem no caminho que leva a Deus.
O Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, falou sobre a força do testemunho e modelo de vida de Isabel Cristina.
O Pároco do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, Monsenhor Danival Milagres, agradeceu a todos que se empenharam para tornar viável a cerimônia e o acolhimento a todas as pessoas.
Nova jornada até a canonização
Para a beatificação, não foi necessária a comprovação de um milagre, porque Isabel Cristina foi declarada mártir. O Postulador da Causa de Beatificação, Dr. Paolo Vilotta, destacou como é agora o processo para canonização.
Comments