top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Serva de Deus Isabel Cristina: Arquidiocese de Mariana divulga hino oficial em honra à futura beata

Por Rádio Catedral


Na preparação para a beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos, a Arquidiocese de Mariana divulgou nesta segunda-feira, 19 de setembro, o hino oficial em honra à futura beata. A jovem de Barbacena foi morta em 1º de setembro de 1982, em Juiz de Fora, onde veio estudar, por ódio à fé e por defender a sua castidade.



Composto pelo seminarista José Mário Santana Barbosa, do 4º ano de Teologia, e pelo organista Wallace Gabriel Moura da Silva, o cântico é uma homenagem às virtudes heroicas da Mártir Isabel Cristina.


Além disso, a Arquidiocese de Mariana está realizando uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar a custear as despesas específicas da cerimônia de beatificação, no dia 10 de dezembro de 2022, em Barbacena.


Assista ao vídeo do hino


A composição do hino é de José Mário Santana Barbosa (letra) e Wallace Gabriel Moura da Silva (música).


A gravação foi feita pelo Coral “Mosaico”, de Viçosa (MG), sob produção musical e arranjo para coro de Renato Luiz Gonçalves. Os cantores são: Glauce Dias da Costa, Amanda Santos, Mônica de Paula Jorge e Natália Rigueira Fernandes (sopranos); Paula de Oliveira Barros, Rosilene Cardoso Barbosa Monteiro, Eulália Maria Gomes de Oliveira e Jennifer Dias (contraltos); Michel Enrique e Walef Kesse Coelho de Almeida (tenores); e Renato Luiz Gonçalves e Victor Nascimento Rosário (barítonos).


O vídeo foi produzido e gravado pela TV Saúde/Carlos Acutis da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério (MG).


Pesquisa e estudo para compor hino, explicam autores


Em entrevista à Arquidiocese de Mariana, o seminarista José Mário Santana Barbosa contou que a ideia surgiu nos dias seguintes ao reconhecimento do martírio de Isabel Cristina, feito pelo Papa Francisco em 27 de outubro de 2020. Ele e o organista Wallace iniciaram um longo momento de leitura e de pesquisa sobre a vida dela.


Assim como a futura beata, os dois jovens também possuem ligações com Barbacena e Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Além de ler a biografia “A Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos”, escrita pelo Padre Geraldo Cifani Pinheiro, SVD, buscaram compreender a Teologia do Martírio e da virgindade e informações sobre o convívio dela com a família e a comunidade, especialmente, como membro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) foram essenciais nesse processo.


“Tudo isso porque a Serva de Deus Isabel Cristina é reconhecida não somente por como ela morreu, mas principalmente por como ela viveu”, disse o seminarista José Mário Santana Barbosa.


O organista Wallace Gabriel Moura da Silva contou à Arquidiocese de Mariana que procurou por uma melodia simples, que não fosse monótona. Para fazer uma citação à Barbacena, ele buscou recursos técnicos que faz a melodia lembrar o hino de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município.


“A ideia é que seja uma música que as pessoas consigam cantar facilmente. Eu estou muito feliz e honrado em ter participado desse processo”, disse Wallace, que atualmente estuda Regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Música será importante além da cerimônia da beatificação, destacam padres


O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade e responsável por acompanhar o processo de beatificação de Isabel Cristina, Monsenhor Danival Milagres, destacou que o “hino que irá nos ajudar muito a rezar e a contemplar as virtudes e o exemplo de vida cristã que essa jovem deixou para nós, sobretudo, para juventude”.


O Padre Geraldo Buziani, que está responsável pela Liturgia da cerimônia de beatificação, ressaltou que “a disponibilização do hino da futura beata é uma oportunidade para que todos os grupos canto da Arquidiocese de Mariana possam aprendê-lo de tal modo que, no dia beatificação, toda a assembleia possa ter uma participação bonita, especialmente, no momento da entrada das relíquias, quando será executado o hino de Isabel Cristina”.


Campanha em prol da cerimônia de beatificação


A Arquidiocese de Mariana também está se mobilizando para arrecadar fundos para ajudar a custear as despesas específicas da cerimônia. Para isso, uma conta bancária foi disponibilizada para doações espontâneas dos devotos da futura beata.


As doações podem ser feitas por meio da conta bancária da Arquidiocese de Mariana para o processo de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina:


Banco do Brasil

Agência: 2279-9 |Conta Corrente: 7652-X


Chave pix para doação: beatisabelcristina@gmail.com



55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page