top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Espaço da prática da fé, oratórios são parte do acervo do Museu Mariano Procópio

Por Roberta Oliveira

Oratório restaurado que faz parte do acervo do Museu Mariano Procópio | Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação

No mês do aniversário de 101 anos do Museu Mariano Procópio, a Rádio Catedral FM aborda a presença de itens relacionados à fé católica no acervo da instituição juiz-forana.


Destacamos os oratórios, peças de mobiliário que eram espaço de fé e devoção no ambiente doméstico. Doze oratórios e sete lanternas de procissão fazem parte dos cerca de 55 mil objetos sob guarda e cuidado da Fundação Museu Mariano Procópio.


Leia também:

Oratórios contam a história do catolicismo no cotidiano, afirma historiador do Museu


O historiador da instituição Sérgio Augusto Vicente fala que eles foram confeccionados entre os séculos XVIII e XIX e que representam momentos diferentes.


Segundo Sérgio Augusto Vicente, estes oratórios possuem um significado e simbolismo para entender como a fé era praticada nos séculos XVIII e XIX.


Oratórios permitiam a vivência da fé em casa ou nas comunidades


O historiador do Museu Mariano Procópio reforça que era o espaço da prática da devoção, de uma forma mais acessível para os moradores da residência.


Por conta disso, os oratórios eram cuidados e passados entre as diferentes gerações. O afeto ampliou o valor simbólico dos objetos, como diz Sérgio Augusto Vicente.


Além da devoção doméstica, os oratórios também podiam se tornar espaços públicos de devoção em casos específicos, como reforça o historiador do Museu Mariano Procópio.



Dom Gil em visita ao Museu

Dom Gil Antônio Moreira reza em frente a um dos oratórios durante visita ao Museu Mariano Procópio | Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora.


Preservando os oratórios como peças históricas


O historiador Sérgio Augusto Vicente explica o simbolismo do oratório quando ele está sob a guarda de um museu, como os 12 que estão no acervo do Museu Mariano Procópio.


No ano passado dez oratórios e sete lanternas processuais passaram por processo de restauro, após investimento de R$ 104 mil reais, obtido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) junto a uma emenda parlamentar custeada pelo Ministério do Turismo.


O Supervisor de Museologia, Eduardo Machado, falou sobre a importância deste trabalho executado por técnicos de uma empresa de São João del-Rei, que venceu a licitação.


Eduardo Machado falou sobre o processo para recuperar os oratórios e permitir uma experiência mais próxima da original quando estiverem expostos para visitantes e ou vistos por pesquisadores.


Um dado curioso: de acordo com informações levantadas pelo Museu Mariano Procópio, ainda não há pesquisas acadêmicas sobre a origem dos 12 oratórios que fazem parte do acervo do primeiro museu de Minas Gerais. Para saber como proceder para estudar o assunto, confira esta matéria da Rádio Catedral FM.


Oratório restaurado que faz parte do acervo do Museu Mariano Procópio Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação

36 visualizações0 comentário
bottom of page