top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Arte e fé: representantes da Arquidiocese discutem preservação do patrimônio com Governo de MG

Por Roberta Oliveira


Neste mês, a preservação dos bens culturais da Igreja Católica na Arquidiocese de Juiz de Fora foi tema de uma reunião na Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).


A reunião abordou as restaurações das imagens em andamento na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) que, em breve, serão entregues à comunidade, além da restauração da Igreja de São José das Três Ilhas, no Distrito de Belmiro Braga.


Também foram reforçadas as várias formas de captação de recursos possíveis para a proteção do patrimônio histórico da igreja.


As impressões foram positivas e reforçaram como a arte contribui para enriquecer a experiência de fé dos cristãos.


"Sem beleza, não se evangeliza", reforça Dom Gil sobre a importância da Arte Sacra



O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que é o Vice-Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou o otimismo com as discussões na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para a preservação dos bens culturais da Arquidiocese.


Dom Gil lembrou a importância da Arte Sacra no trabalho de evangelização realizado pela Igreja Católica.


Acompanhou o Arcebispo na reunião, o Padre Kayo Cerqueira de Paiva, Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Chiador, na Zona da Mata mineira, e ele ressaltou a ponte que a arte cria entre os devotos e Deus.



"A preservação do patrimônio religioso é um sinal de fé", destaca secretário



O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, elogiou o cuidado do Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira com os bens históricos e artísticos da Arquidiocese de Juiz de Fora.


Leônidas Oliveira comentou ainda a contribuição da arte religiosa para o Patrimônio Histórico de Minas Gerais.


O secretário de Estado de Cultura e Turismo destacou também a importância da Igreja Católica na fundação de vários aspectos do Estado.



Reunião em Belo Horizonte



23 visualizações0 comentário
bottom of page