top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Mundial do Autismo: dentista fala da importância do atendimento especializado no tratamento odontológico

Por Fabíola Castro

*Foto: blog.dentalspeed.

 

Neste 2 de abril é celebrado Dia Mundial do Autismo. Durante o mês é realizada a campanha Abril Azul dedicada a essa temática. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de condições que afeta o desenvolvimento, com características que podem aparecer em diferentes proporções. O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.


Para muitas crianças autistas, as visitas ao dentista podem ser experiências difíceis e estressantes devido a sensibilidades sensoriais e dificuldades de comunicação. Essa é uma área importante, assim como tantas outras, que precisa se adaptar, para atender às necessidades específicas desses pacientes.


Para entender melhor desses desafios e adaptações necessárias, conversamos com o cirurgião-dentista, mestre e especialista em odontopediatria, Fábio Neiva Fagundes, no Bendita Saúde desta terça-feira (2).


Confira:


A visita ao dentista nem sempre é fácil para muitas crianças, muitas pessoas até adultas, mas é mais desafiador para o paciente com autismo?



E quais são esses principais desafios?



Para lidar com esses desafios e tornar a ida ao dentista desses pacientes mais tranquila o que é feito ou que pode ser feito?



Como os pais podem lidar nesses casos?



Mesmo havendo alguma dificuldade é importante não deixar de fazer as visitas regulares ao dentista?




Embora ainda haja desafios a enfrentar e, sempre tem, a odontologia, principalmente a pediátrica, para lidar com crianças com necessidades especiais, aqui no caso do autismo, tem tornando os tratamentos dentários mais acessíveis e eficazes?



Falamos de diversos detalhes da visita ao dentista para os pacientes autistas e o ambiente em que vai se realizar o atendimento, pode fazer diferença para que ele seja mais confortável?




Dr Fábio, obrigada pela entrevista e sua participação no quadro Bendita Saúde!



Muito importante falar sobre esse tipo de atendimento que é o odontológico que pode ser difícil para qualquer pessoa e mais ainda, mais desafiador para os pacientes, as crianças com autismo, principalmente.


Espaço dedicado à odontopediatria | Divulgação Dental Beauty

E muito importante também é a data de hoje, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo que foi criado em 2007 pela ONU. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.


Dada a larga variação de características e os diferentes  graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association. Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e podem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por diversos profissionais.


Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores à pessoa autista. O diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo.


Confira também:



206 visualizações0 comentário
bottom of page