• Radio Catedral

Autismo: entender para cuidar

Por Fabíola Castro

Infinito: símbolo do Autismo e também da neurodiversidade. Criado por autistas, de acordo com a Fonoaudióloga, Michele Portela.

No último dia 2 de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, assim como todo mês de abril é dedicado para essa discussão. A data foi estabelecida em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Autismo que é cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA).


A Fonoaudióloga Michele Portela, especialista em Transtorno do Espectro Autista, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" falou sobre essa condição de saúde.


Confira:


O que é o autismo?


Quais são as causas do autismo?


Esse transtorno pode se desenvolver ao longo da vida? Pode ser diagnosticado quando criança, mas em adultos também?


Como é feito o diagnóstico e qual a importância do diagnóstico precoce?


Quais são os sinais que devem ser observados para a possibilidade do Autismo?


O tratamento como é feito? É preciso um acompanhamento constante? De que forma?


No aprendizado, na convivência, na escola, como deve ser?


O Autismo é divido em graus mais leves e mais severos do transtorno? Como se dá?


2 de abril foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o mês de abril é dedicado a essa discussão. Qual a importância disso para as famílias e para a sociedade como um todo?


Há um símbolo que identifica o Autismo?



Cuidando do Autismo: aprendizado conjunto para toda família


A Danubia de Sá Bragança é mãe do Bernardo de Sá Bragança Gonçalves de oito anos e que foi diagnosticado com Autismo por volta de um ano e alguns meses de idade. Ela conta na entrevista, abaixo, como foi a descoberta do diagnóstico, como é o processo de tratamento, as conquistas e desafios vividos a cada dia.


Confira:


Como foi que vocês descobriram que o Bernardo tinha o Transtorno do Espectro Autista?


Como vocês buscaram ajuda especializada?


Desde a descoberta do diagnóstico, como tem sido o processo até aqui?


Quais são os desafios e conquistas a cada dia?


Qual mensagem você deixa para outros pais com filhos com o Transtorno do Espectro Autista?


Projeto de Lei da Câmara de Juiz de Fora propõe a inclusão do símbolo mundial do TEA em sinalização de prioridade para pessoas com deficiência em Juiz de Fora


A Câmara Municipal de Juiz de Fora tem em tramitação um Projeto de Lei que prevê sinalização de prioridade para pessoas com TEA e em breve poderá ser obrigatória a inserção do símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sinalização indicativa de prioridade a esse público no município.


A placa de prioridade com esse símbolo seria afixada tanto nos estabelecimentos públicos e privados, quanto nos veículos do transporte público rodoviário da cidade. A proposta sugere ainda que a lei deve entrar em vigor 90 dias após a sua publicação e considera que a sinalização deve constar em supermercados; bancos; farmácias; restaurantes e lojas em geral.


Fita de conscientização do Autismo - símbolo para demonstrar apoio à causa.


0 comentário