top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Eleições 2022: analista judiciário do TRE reforça orientações para os eleitores no 2º turno

Por Rádio Catedral

No próximo domingo, 30 de outubro, será realizado o segundo turno das eleições 2022. Mais de 156 milhões de Brasileiros e brasileiras voltam às urnas nas seções

eleitorais nos 5.570 municípios do país e em 181 cidades no exterior para eleger o próximo presidente e o vice-presidente. Em 12 estados, também serão escolhidos os novos governadores.


Em Juiz de Fora, 418 mil 213 eleitores aptos a votar são esperados nas 1.319 seções em 184 locais de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.


Assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) Eduardo Braga espera eleições mais ágeis. Ele lembra que, quem não votou no primeiro turno ou ainda não justificou, pode estar apto a participar das eleições no próximo domingo.



Outra orientação é levar os documentos corretos para a seção. Uma opção é o acesso online, via App.



Etiqueta de votação


Assim como no primeiro turno, o TRE destaca que as manifestações silenciosas estão permitidas. No entanto, o celular na cabine de votação segue vetado. Registrar o voto é crime, lembra Eduardo Braga



Tudo pronto


Os preparativos estão na reta final: os equipamentos e todos que vão trabalhar em diferentes funções para a realização do pleito já estão prontos.



As urnas eletrônicas estão no 2º Batalhão da Polícia Militar (PM) em Santa Terezinha, sob vigilância 24h. Elas serão distribuídas para os locais de votação na véspera ou na madrugada do dia 30 de outubro.


Transporte gratuito


Seguindo a orientação do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), de facilitar o acesso das pessoas aos locais de votação, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizará ônibus gratuito para o segundo turno das eleições. A decisão repete a medida já tomada no primeiro turno das eleições. A não cobrança da passagem no transporte público coletivo urbano será no horário entre 7h e 18h. Além disso, durante todo o dia, os ônibus vão circular com o quadro de horários de dias úteis.


Confira sobre Eleições 2022:

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page