top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Zonas Eleitorais começam a preparar urnas para o 2º turno das Eleições

Por Danielle Quinelato

*Cargas das urnas em BH / Foto: TRE-MG


Faltando menos de dez dias para o segundo turno das eleições, as mais de 55 mil urnas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições 2022 em Minas Gerais começaram a ser preparadas nesta quinta-feira, 20 de outubro.


Servidoras e servidores das 304 zonas eleitorais de Minas Gerais, servidores cedidos por outros órgãos públicos e técnicos de apoio contratados pelo Tribunal Regional Eleitoral estão trabalhando nessa atividade, essencial para garantir que os mais de 16 milhões de mineiros possam exercer o direito ao voto.


Em Juiz de Fora, mais de 1.400 urnas estão passando pelo processo de “carga”, que consiste em inserir nas máquinas os dados dos eleitores e dos dois candidatos à Presidência da República. A previsão é de que todas as quatro zonas eleitorais do município finalizem os trabalhos até o domingo, dia 23. O processo está sendo realizado no 2º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Santa Terezinha.


Após a carga, são feitos testes de funcionamento: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É uma auditoria para checar que tudo está funcionando. De acordo com o Analista Judiciário Eduardo Braga, outro teste é feito às vésperas do segundo turno.


Após o fim dessas cargas, as urnas são lacradas, o que garante que os equipamentos ficarão invioláveis até o dia da votação. Todo esse procedimento é supervisionado por juízas e juízes eleitorais e acompanhado por diversas entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público, partidos políticos, Ministério da Defesa e missões de observação credenciadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.


Todas as urnas eletrônicas a serem utilizadas em Minas Gerais ficarão armazenadas em locais com vigilância 24h. Elas serão distribuídas para os locais de votação na véspera ou na madrugada do dia da eleição.


O Analista Judiciário Eduardo Braga avalia de forma positiva o primeiro turno e afirma que a tendência deve se manter no dia 30 de outubro.


No último domingo de outubro, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores retornarão às urnas nas seções eleitorais localizadas nos 5.570 municípios do país e em 181 cidades no exterior, para eleger o presidente e o vice-presidente da República. Em 12 estados, a votação também será para governador e vice-governador.


Assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá ao mesmo tempo em todo o país: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. O horário unificado de votação nos 26 estados e no Distrito Federal é uma das novidades das Eleições 2022.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page