top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Silvério: as ligações do Arcebispo de Mariana com Juiz de Fora

No mês das vocações, Jornal Boa Nova exibe a quinta e última reportagem da série sobre o Arcebispo de Mariana, que foi responsável pela criação da Diocese de Juiz de Fora.


Por Roberta Oliveira


Dom Silvério Gomes Pimenta, o sacerdote que se tornou bispo e arcebispo, que agiu em tantas vertentes na reorganização e na defesa da Igreja Católica sempre pautado pelo dom da Palavra, teve ligações com Juiz de Fora.


Confira a nossa série sobre Dom Silvério

Nas matérias anteriores, falamos sobre como o estudo foi o caminho para a manifestação da vocação religiosa do menino Silvério. Como ele se tornou sacerdote, monsenhor, bispo e arcebispo e se preocupou em abrir as portas de educação de qualidade para outros garotos e garotas pobres como ele foi.


E ao viajar pelo estado, no lombo de um burrinho, sempre pedia esmolas pelos pobres. O dinheiro viabilizou a fundação de escolas para crianças pobres. Padre João Francisco Batista, que produziu dissertação sobre a atuação pastoral de Dom Silvério na Arquidiocese de Mariana, nos conta uma curiosidade: onde ficava uma das instituições criada e mantida por ele.


Entre os pioneirismos de Dom Silvério, ele foi o primeiro religioso a ser eleito para a Academia Mineira de Letras. Em 2022, durante as homenagens pelo centenário de morte de Dom Silvério, padre João Francisco fez uma palestra na instituição


A palavra era a força e a estratégia de Dom Silvério para fazer a diferença no mundo, como reforça Padre João Francisco.


E aí, não é que o caminho da Rádio Catedral e de Dom Silvério novamente se encontram. Afinal de contas, o nosso propósito é ser uma emissora que sempre traz informação de qualidade para você amigo ouvinte.


E Padre João Francisco aponta como Dom Silvério no início do século 20 levantou cobranças por ações responsáveis na imprensa, algo tão atual como agora, quando é fundamental o combate às fake news disseminadas nas redes sociais.


Dom Silvério Gomes Pimenta morreu em 30 de agosto de 1922. Pouco mais de um ano e meio depois, em 1º de fevereiro de 1924, foi oficializada a criação da Diocese de Juiz de Fora, realizando o propósito dele de ter padres e bispos mais próximos à comunidade católica na Zona da Mata.



20 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page