Além da oração, reflexão neste Tempo Quaresmal os jovens são convocados a um gesto de solidariedade, a doação de alimentos não perecíveis em comunhão com a CF 2023 que tem como tema "Fraternidade e Fome".
Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira
A juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora tem um encontro marcado no dia 5 de março, domingo, para juntos subir o Morro do Cristo na 14ª edição da Via-Sacra Jovem. A concentração será às 8h da manhã na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta. Às 8h30, haverá a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. E em seguida terá início a caminhada.
“Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33), em comunhão com o Ano Vocacional vivido no Brasil, é o tema do evento em 2023, como explica o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, Padre Robert Teixeira.
Padre Robert destaca que 2023 é bastante especial para a Arquidiocese de Juiz de Fora que vive além do Ano Vocacional, o Ano Jubilar Mariano rumo ao centenário da Diocese, e o evento da juventude arquidiocesana se insere nesse contexto celebrativo.
Esta edição da Via-Sacra Jovem será o primeiro grande evento promovidopelo Vicariato para a Juventude após a sua criação, e Padre Robert destaca a expectativa e a disponibilidade e disposição para estar junto da juventude e dos grupos jovens da Arquidiocese.
Conectados com a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome”, o gesto concreto proposto aos jovens e a todos os participantes será a doação de alimentos não perecíveis para serem destinados a instituições que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade e de insegurança alimentar.
A concentração para a Via -acra Jovem e a Santa Missa acontecem na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada próximo ao portão Norte da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Após a Eucaristia, os jovens fazem o trajeto até o Morro do Cristo, e no caminho são meditados os passos de Jesus rumo à Sua Paixão, Morte e Ressurreição, mistério central da fé cristã e que estão representados em 15 estações ao longo da subida. Para este encontro são esperados milhares de jovens com caravanas de todas as 37 cidades que compõe a Arquidiocese de Juiz de Fora.
Confira também:
Vocação inspira reflexões durante retiro anual no Seminário Santo Antônio
“Olhos fixos em Jesus”: Dom Gil reforça inspiração para os católicos durante a Quaresma
“Campanha da Fraternidade de 2023 incentiva a agir”, afirma secretário geral da CNBB
"A fome é criminosa", diz Papa Francisco em mensagem para a Campanha da Fraternidade 2023
A caminhada rumo à vida eterna é a reflexão da Quarta-feira de Cinzas, destaca Dom Gil Moreira
Fome: em coletiva de imprensa Arquidiocese JF apresenta tema da Campanha da Fraternidade 2023
Comentários