Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro
Atender ao chamado e entender como atuar no mundo de hoje: esta foi a espinha dorsal do retiro anual dos seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Durante o carnaval, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, eles se dedicaram à espiritualidade e às reflexões sobre como transformar o chamado em serviço ao próximo.
O tema proposto para meditação foi “Corações ardentes, pés a caminho”, que é o lema do 3º Ano Vocacional do Brasil.
As reflexões foram conduzidas pelo Arcebispo Emérito de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva, OFM, que falou sobre o chamado à santidade ao longo do retiro no Seminário Santo Antônio.
Dom José Belisário destacou que há vocações diferenciadas e específicas. E neste retiro, o foco foi a vocação ao serviço no sacerdócio.
Etapa formativa importante
O reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Padre Antônio Camilo de Paiva, comentou como o retiro contribui na formação dos futuros sacerdotes.
O seminarista Wesley Souza, do 2º ano de Filosofia destacou que as palavras e as reflexões de Dom José Belisário sobre a vocação foram marcantes para todos os participantes.
O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio recebe atualmente cerca de 89 alunos, nos cursos de Filosofia e Teologia. É o espaço formador dos futuros sacerdotes da Arquidiocese de Juiz de Fora e das Dioceses de São João del-Rei, Leopoldina e Valença, além das comunidades religiosas Orionitas, Magnificat e os Sacramentinos.
Confira também:
Comments