top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Beatificação Isabel Cristina: começa tríduo preparatório para cerimônia no sábado em Barbacena (MG)

Por Rádio Catedral


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira reforçou o convite da Arquidiocese de Mariana para os católicos se unirem no tríduo preparatório para a beatificação da Serva de Deus e mártir Isabel Cristina Mrad Campos.


A cerimônia que irá elevar a jovem aos altares como a quarta beata mineira será no próximo sábado, 10 de dezembro, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena (MG).


O tríduo preparatório começa nesta quarta (7) e será celebrado até sexta-feira (9) nas paróquias e comunidades. As celebrações na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, serão transmitidas pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana e do Santuário da Piedade.


Saiba mais:

Quem quiser participar deste momento especial para a Igreja da nossa região de forma presencial em Barbacena há peregrinações sendo organizadas saindo de Juiz de Fora e cidades da região. Clique aqui e saiba mais.


Sobre o tríduo preparatório


Para orientar o clima de oração, a conhecer a história de Isabel Cristina e a preparação espiritual para a cerimônia, a equipe de Liturgia da Arquidiocese de Mariana preparou um material de instrução para os fiéis.


De acordo com o Assessor da Dimensão Litúrgica da Arquidiocese, Padre Lucas Germano, as reflexões serão sobre os seguintes temas:

  • 1° dia: Quem foi Isabel Cristina;

  • 2° Dia: O martírio;

  • 3° Dia: O processo de Beatificação.

“Desde o Cristianismo nascente sabemos que o Sangue dos Mártires fecunda a fé de novos cristãos. Vivenciar a história de uma cristã de nossa época, de nossa terra, pessoa que viveu os valores de Cristo e por acreditar nesses valores foi capaz de doar sua própria vida, é um convite também para renovar a nossa fé. A vida de uma beata é como que o Evangelho sendo vivido de uma forma muito linda e descomplicada, mostrando-nos que é possível assumir os ensinamentos do Mestre Jesus em todo e qualquer tempo”, destacou Padre Lucas, em texto divulgado pela Arquidiocese de Mariana.

Minibiografia de Isabel Cristina

“Uma jovem que nasceu em uma família simples. Cresceu bebendo da espiritualidade vicentina. Sempre acompanhou seus pais nas conferências de São Vicente de Paula. Cresceu fazendo trabalho voluntário junto aos pobres, aos idosos, às crianças necessitadas. Viveu a sua juventude participando da comissão de jovens, de retiros e de vários encontros. Sobreviveu nos valores da sua fé. Dava testemunho autêntico da fé, da caridade e da esperança e, sobretudo, o testemunho de uma vida casta”, descreveu o Monsenhor Danival Milagres, Coordenador Geral da Cerimônia de Beatificação.
Túmulo da Serva de Deus Isabel Cristina no Santuário da Piedade em Barbacena (MG) Foto: Arquidiocese de Mariana

Saiba como foi o processo de beatificação de Isabel Cristina

“Seu processo de beatificação foi iniciado por Dom Luciano Mendes de Almeida, no dia 26 de janeiro de 2001. Em 2009, encerrou-se o processo na fase diocesana, uma celebração presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, na qual houve o traslado dos restos mortais da serva de Deus para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, onde se encontra até o prezado momento. Em 27 de outubro de 2020, temos a alegre notícia do Papa Francisco reconhecendo o martírio da jovem Isabel Cristina. E, neste ano, tivemos a alegre notícia da sua beatificação”, relatou o Monsenhor Danival Milagres.

Programação da Beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina


De acordo com a Arquidiocese de Mariana, a celebração solene será presidida pelo Prefeito do Dicastério da Causa dos Santos, o Cardeal Marcello Semeraro.




35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page