Por Fabíola Castro
O Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora será reaberto para visitação pública no próximo dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil. O anúncio da reabertura foi feito pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão no último dia 19 de agosto.
Conforme divulgado nesta terça-feira, 30, no dia 6 de setembro, a Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) inaugura a exposição "Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação” em comemoração ao Bicentenário da Independência. A reabertura do Prédio Mariano Procópio juntamente com a exposição do acervo se dá após 15 anos.
Os visitantes terão acesso ao local a partir do dia 7 de setembro em um horário especial nesta data, das 9h às 16h. Mas as pessoas podem visitar o Museu também nos outros dias, como explica o Secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra.
Márcio Guerra destaca ainda que o trabalho para reabertura já está concluído e na fase final de montagem da exposição. Ele fala também que as escolas poderão também agendar as visitas guiadas.
Conforme Márcio Guerra, neste primeiro momento, a reabertura do Museu será na parte que abriga as exposições e, posteriormente, os demais espaços, o que deve acontecer até o fim do ano. Além disso, ainda segundo o secretário, a obra do telhado também já foi concluída.
Entre as peças que serão expostas no museu, está uma das mais emblemáticas do acervo, o quadro Tiradentes Esquartejado, como é popularmente conhecida a obra, e que foi produzida em 1893, um ano após o centenário da execução de Tiradentes, pelo artista brasileiro Pedro Américo de Figueiredo e Melo, também as Vestes Imperiais de Dom Pedro II e a última fotografia da Família Imperial brasileira feita no Palácio Isabel, onde vivia a família da Princesa Isabel, na cidade de Petrópolis (RJ), em 1889.
Visitação
Para a visitação do público geral ao Museu não é necessário agendamento e a entrada é gratuita. Os grupos escolares devem agendar a visita pelo site da Prefeitura de Juiz de Fora. As visitas podem ser realizadas a partir do dia 13 de setembro e terão mediação da equipe educativa do Museu. Serão oferecidos dois horários de terça à sexta-feira: manhã, com início previsto para às 9h, e tarde, com início previsto para às 14h.
O Parque do Museu já encontra-se aberto ao público de terça-feira a domingo, de 8h às 17h, inclusive com funcionamento dos pedalinhos no lago.
Os acessos podem ser feitos pela Rua Dom Pedro II, 350, de terça a sexta-feira, a partir das 8h; e pela Rua Mariano Procópio, 1100, de terça a domingo, a partir também das 8h.
Confira também:
7 de setembro: Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora será reaberto ao público
Pedalinhos estão de volta ao lago do parque do Museu Mariano Procópio em JF
Espaço da prática da fé, oratórios são parte do acervo do Museu Mariano Procópio
Roupas, peças de decoração e missais: a fé católica nos 101 anos do Museu Mariano Procópio
Comments