top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Museu Mariano Procópio será reaberto com exposição de acervo que não era exibido há 15 anos

Por Fabíola Castro


O Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora será reaberto para visitação pública no próximo dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil. O anúncio da reabertura foi feito pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão no último dia 19 de agosto.


Conforme divulgado nesta terça-feira, 30, no dia 6 de setembro, a Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) inaugura a exposição "Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação” em comemoração ao Bicentenário da Independência. A reabertura do Prédio Mariano Procópio juntamente com a exposição do acervo se dá após 15 anos.


Os visitantes terão acesso ao local a partir do dia 7 de setembro em um horário especial nesta data, das 9h às 16h. Mas as pessoas podem visitar o Museu também nos outros dias, como explica o Secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra.


Márcio Guerra destaca ainda que o trabalho para reabertura já está concluído e na fase final de montagem da exposição. Ele fala também que as escolas poderão também agendar as visitas guiadas.


Conforme Márcio Guerra, neste primeiro momento, a reabertura do Museu será na parte que abriga as exposições e, posteriormente, os demais espaços, o que deve acontecer até o fim do ano. Além disso, ainda segundo o secretário, a obra do telhado também já foi concluída.


Entre as peças que serão expostas no museu, está uma das mais emblemáticas do acervo, o quadro Tiradentes Esquartejado, como é popularmente conhecida a obra, e que foi produzida em 1893, um ano após o centenário da execução de Tiradentes, pelo artista brasileiro Pedro Américo de Figueiredo e Melo, também as Vestes Imperiais de Dom Pedro II e a última fotografia da Família Imperial brasileira feita no Palácio Isabel, onde vivia a família da Princesa Isabel, na cidade de Petrópolis (RJ), em 1889.




Visitação


Para a visitação do público geral ao Museu não é necessário agendamento e a entrada é gratuita. Os grupos escolares devem agendar a visita pelo site da Prefeitura de Juiz de Fora. As visitas podem ser realizadas a partir do dia 13 de setembro e terão mediação da equipe educativa do Museu. Serão oferecidos dois horários de terça à sexta-feira: manhã, com início previsto para às 9h, e tarde, com início previsto para às 14h.


O Parque do Museu já encontra-se aberto ao público de terça-feira a domingo, de 8h às 17h, inclusive com funcionamento dos pedalinhos no lago.

Os acessos podem ser feitos pela Rua Dom Pedro II, 350, de terça a sexta-feira, a partir das 8h; e pela Rua Mariano Procópio, 1100, de terça a domingo, a partir também das 8h.



Confira também:


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page