Por Rádio Catedral
Nesta quinta-feira (1º), a Igreja Católica faz memória de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, os missionários Redentoristas.
Ele nasceu em 27 de setembro de 1696, em Nápoles, na Itália. Era filho de pais cristãos, ricos e nobres, que lhe deram todas as condições de estudo acadêmicos como religiosos.
Com 16 anos, formou-se em Direito Civil e Eclesiástico, atendendo os ricos e pobres com a mesma igualdade. Anos depois, ao perder uma causa de grande repercussão social por exclusiva interferência política, teve uma forte desilusão moral e decidiu abandonar tudo e seguir a vida religiosa.
Padre Jonas Pacheco Machado, C.Ss.R., Reitor da Comunidade Redentorista da Glória conta como surgiu o desejo de Santo Afonso dedicar o ministério aos mais pobres, o que levou à fundação da Congregação do Santíssimo Redentor .
Santo Afonso Maria de Ligório viveu sob o lema: "Deus me enviou para evangelizar os pobres". Uma das formas como ele expressou foi através dos textos mostrando que Deus não era opressor, mas libertava para uma nova vida.
Santo Afonso Maria de Ligório morreu com 91 anos em 1787. Ele foi canonizado em 26 de maio de 1839, foi proclamado Doutor da Igreja, por Pio IX, em 1871. Em 1950, Pio XII o proclamou “Padroeiro celestial de todos os confessores e moralistas”.
Padre Jonas Pacheco Machado destaca o legado de Santo Afonso que conduz os missionários redentoristas.
Na Paróquia da Glória, Santo Afonso Maria de Ligório será celebrado nesta quinta com missa às 15h, adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h e missa às 19h.
Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a festa de Santo Afonso Maria de Ligório terá adoração ao Santíssimo Sacramento às 19h e missa festiva às 19h30 na comunidade São Sebastião, no Jardim Esperança.
Commentaires