top of page

Centenário de Canonização de Santa Teresinha: a alegria e a inspiração na 'pequena via' da Santa de Lisieux

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 20 horas
  • 4 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Pascom @paroquiasantateresinhajf
Foto: Pascom @paroquiasantateresinhajf

Há cem anos, 17 de maio de 1925, o Papa Pio XI canonizou Santa Teresinha do Menino Jesus. Foi um processo rápido considerando a tradição católica: entre a morte, em 1897 e a canonização, se passaram 27 anos.


O caminho de Santa Teresinha para os altares percorreu quatro pontificados. Em 1887, durante uma peregrinação com o pai e a irmã, Teresa pediu que o Papa Leão XIII autorizasse a entrada dela no Carmelo. A resposta dele foi que seria feita a vontade de Deus. No ano seguinte, aos 15 anos, ela conseguiu a permissão.

O decreto autorizando a abertura do processo foi assinado por Pio X em 10 de junho de 1914.


Depois, Papa Bento XV autorizou a dispensa dos costumeiros 50 anos após a morte para ocorrer a a beatificação. Em 14 de agosto de 1921 ele promulgou o decreto das virtudes heroicas de Teresa. Ele também recomendou o "caminho de confiança e amor" dela à toda a cristandade.


Algumas histórias sobre os milagres que levaram a Santa de Lisieux ao altar foram contadas em um episódio do Quadro Você Sabia: confira no nosso instagram @radiocatedraljf.


Ilustração de como foi a cerimônia de canonização de Santa Teresinha: Arquivo Wikipedia publicado pela Comunidade Shalon
Ilustração de como foi a cerimônia de canonização de Santa Teresinha: Arquivo Wikipedia publicado pela Comunidade Shalon

Pio XI beatificou Teresa em 29 de abril de 1923 e a canonizou em 17 de maio de 1925. Em 1927, ele a nomeou Teresa “Patrona Universal das Missões Católicas”. Ela nunca saiu do carmelo, mas rezava pelos sacerdotes em missão pelo mundo.



"Acima de tudo, Teresa alimentou seu coração e sua alma com a inspiração da Palavra de Deus, sobre a qual meditava assiduamente, e o Espírito da Verdade ensinou-lhe o que costuma ocultar dos sábios e prudentes e revelar aos pequeninos. Verdadeiramente, Deus a enriqueceu com excepcional sabedoria – segundo o testemunho de Nosso Predecessor Pio X, de venerável memória –, de modo que, com tanto conhecimento das coisas celestiais, a pequena Teresa foi para os outros um luzeiro indicador de um caminho seguro de salvação."


O trecho da homilia proferida por Pio XI na canonização de Santa Teresinha é o tema do editorial com Padre Camilo




Outros três pontífices também contribuíram para a devoção à Santa Teresinha. Inicialmente a Igreja fazia memória dela em 3 de outubro. Em 1969, Paulo VI transferiu a festa para 1º de outubro, o dia que ela nasceu para o céu.


Em 1944, Pio XII a proclamou co-padroeira da frança, ao lado de Santa Joana d’Arc.


São João Paulo II a proclamou doutora da igreja em 1997, a quarta e mais nova mulher a receber esta honra. Ela também é padroeira dos aviadores, floristas, dos doentes. Papa Francisco dedicou a Exortação Apostólica C'est la Confiance à santa na passagem dos 150 anos de nascimento dela, em 2023. Ele mencionou o impacto da santa carmelita na vida dele:


“Eu aprendi com a Santa Teresinha que tudo está bem quando só se busca a vontade de Jesus. Eu aprendi com ela a me colocar disponível à vontade de Deus. Então, nas minhas decisões, nas minhas escolhas, eu procuro sempre pensar: o que que Deus quer de mim? Como que Deus pode agir em mim para eu contribuir na construção de um mundo melhor, para facilitar a vida das pessoas? E é pelo amor e pelo perdão que isso se transforma.”

Na cerimônia de sepultamento de Papa Francisco, o grupo de pessoas marginalizadas que o Pontífice sempre destacou que mereciam cuidado e respeito o saudou na entrada da na Basílica de Santa Maria Maior com rosas brancas.


Uma única rosa branca foi deixada no túmulo, como lembrou o Vatican News, símbolo da ligação e da devoção dele a Santa Teresinha. Em visita para rezar no túmulo, Papa Leão XIV também deixou uma rosa branca no local.

Rosa Branca no túmulo de Papa Francisco em Santa Maria maior Foto: Vatican Media
Rosa Branca no túmulo de Papa Francisco em Santa Maria maior Foto: Vatican Media

'Que ela, do céu, derrame chuva de rosas e de paz no mundo'

Nos últimos dias, os paroquianos e devotos se uniram em um tríduo na Paróquia Santa Teresinha. A missa solene pelo centenário será neste sábado (17), às 19h, na paróquia, na Avenida Rui Barbosa, 1.001, no Bairro Santa Terezinha.


Padre José Domício, vigário da Paróquia Santa Teresinha, comenta sobre a alegria de viver este momento em um ano jubilar.



Padre Domício ressalta que Santa Teresinha confiava sem ressalvas no amor de Deus – e que inspira todos a se entregarem sem reservas a viver e a compartilhar este amor, deixando o mundo ser abençoado pela chuva de rosas que ela prometeu interceder sempre pela humanidade.





"Que possamos nos inspirar na Pequena Via de Santa Teresinha"

‘A maior santa dos tempos modernos’, como definiu São Pio X, conseguiu tocar corações além das fronteiras do Carmelo de Lisieux na França. A vida dela se tornou esperança de fé em tempos complicados, seja no início do século XX ou agora, no século XXI, como analisa Jéssica de Souza, da Pascom da Paróquia e devota de Santa Teresinha.



Em 1925, o Papa Pio XI proclamou como Ano Jubilar da Pacificação e da Paz. Agora vivemos o Ano Santo da Esperança. Jéssica comenta como a fé no caminho indicado por Teresinha até Jesus aproxima estes momentos separados por um século.


Por isso, Jessica de Souza reforça o convite para todos se unirem neste momento de pedidos ou agradecimento pela intercessão de Santa Teresinha.






Leia também

Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page