top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Santa Teresinha, uma mensagem de esperança para a humanidade"

Por Vatican News


O cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, presidiu no santuário de Lisieux, na França, a missa que concluiu o ano jubilar dedicado a Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, 150 anos após seu nascimento e no centenário de sua beatificação. São Pio X a chamou de "a maior santa dos tempos modernos". A celebração foi realizada no dia seguinte à solenidade da Epifania, na qual o Senhor se manifesta como o Salvador de todos os povos, e o cardeal iniciou sua homilia falando sobre os três reis magos que chegaram a Belém.


Os Magos e a pequena Teresa

"Os Magos", disse Semeraro, "vieram dos confins da terra para adorar o recém-nascido Rei dos Judeus e, abrindo seus cofres, ofereceram-lhe seus dons místicos. Os discípulos, ao contrário, serão enviados às fronteiras do mundo para levar a todos o dom da vida nova e a proclamação de um Deus próximo". Assim, continuou, Santa Teresinha "passou toda a sua vida tentando se aproximar cada vez mais de Jesus, vendo-se, porém, envolvida em uma missão cada vez mais ampla, até os confins da terra". Há, portanto, uma semelhança entre os Magos e a santa, que Semeraro destaca ao sublinhar a atração que a santa sempre teve pelas estrelas no céu: quando criança, olhando para o manto estrelado, ela pareceu vislumbrar um grupo de "pérolas douradas" em forma de T e deduziu que seu nome estava escrito no céu.


Um ardente desejo pelo bem de todos

Na declaração de Jesus: "Seus nomes estão escritos no céu", que a pequena Teresa aplica a si mesma, comentou o cardeal, "está a raiz da alegria e da confiança cristã. Deus, de fato, nos amou a ponto de escrever o nome de cada um de nós no livro da vida". A certeza do amor de Deus por ela e, portanto, por cada um, como se fosse único no mundo, acompanha toda a sua jornada espiritual, que amadureceu ao longo dos anos. O cardeal explica isso citando as palavras que o Papa Francisco escreve na Exortação Apostólica dedicada a Santa Teresa: "A transformação operada nela permitiu-lhe passar de um fervoroso desejo do Céu para um constante e ardente desejo do bem de todos, culminando no sonho de continuar no Céu a sua missão de amar Jesus e de O fazer amar."


Santa Teresinha, "mulher de esperança"

O prefeito continuou enfatizando a "dupla sede que devorava" a santa e que dominou toda a sua vida como carmelita: "o desejo do amor que está no coração de Jesus e o desejo de salvar almas". Teresa, continuou o cardeal, estava convencida de que Jesus desejava nossa ajuda em sua obra de salvação. E, embora a celebração desta missa conclua o jubileu dedicado a Santa Teresa, o cardeal Semeraro ressalta que outro jubileu, o da Igreja universal, será aberto em breve e cujo tema será "Peregrinos da Esperança". "Nesse contexto", observa ele, "podemos certamente voltar a meditar sobre nossa Teresa, que foi uma mulher de esperança".


Alegria no céu por um só pecador arrependido


"A contribuição mais óbvia e original de Teresa diz respeito à esperança, com novos horizontes e novas perspectivas", diz Semeraro, citando as palavras do teólogo francês Padre François-Marie Léthel. Esta também é "sua mensagem mais oportuna em um momento de grande sofrimento para a Igreja e para toda a humanidade". Uma mensagem de esperança para todos, conclui o cardeal, porque Santa Teresinha "não apenas entendeu que seu nome estava escrito no céu, mas também que no céu haverá mais alegria por um pecador que se arrepende do que por 99 justos que não o fazem!"

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page