Por Rádio Catedral*
O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem 37 regiões de saúde que são consideradas endêmicas para a doença. Ao todo, 22 municípios mineiros integram a lista e cidades da Zona da Mata não estão entre os municípios. De acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal, as regiões priorizadas são aquelas consideradas endêmicas para a doença.
Segundo a pasta, os municípios mineiros que serão contemplados neste lote de doses são Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo-d’Água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio, Córrego Novo, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União e Taquaraçu de Minas.
As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.
O Ministério confirmou que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
Confira também:
Combate ao Aedes aegypti: confira os bairros na rota de vistoria em Juiz de Fora
Confirmado: Minas Gerais decreta estado de emergência por causa da dengue
Dengue e outras doenças: um único mosquito que precisa ser combatido
Alto índice de infestação de Aedes aegypti é apontado no 1º LirAa 2024 em Matias Barbosa
*Com informações da Agência Brasil
Comments