top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Rádio Catedral FM: há 17 anos em sintonia com você

A Rádio Catedral FM 12.3, emissora da Arquidiocese de Juiz de Fora, completa nesse dia 15 de julho, 17 anos no ar.


Por Fabíola Castro


Foi em 15 de julho de 2006 que Juiz de Fora captou oficialmente o sinal 102.3 FM pelas ondas do rádio. Era a Rádio Catedral, emissora da Arquidiocese sendo criada com a proposta de aliar informação, evangelização, entretenimento e boa música.


Fundada por Dom Eurico dos Santos Veloso, que era o arcebispo à época da criação, a rádio é um veículo da Fundação Dom Justino José de Santana. Atualmente, o presidente é o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.


A voz da Igreja pelas ondas do rádio


Com a nomeação do Arcebispo Dom Eurico dos Santos Veloso para a Arquidiocese de Juiz de Fora, - que tomou posse em 2002 -, ele convocou alguns leigos, leigas e padres e criou a Fundação Dom Justino José de Santana. Foi a partir daí, que a Arquidiocese conseguiu a liberação de um canal de rádio para a cidade.


Com essa liberação foi dado início a montagem da Rádio Catedral. A adaptação do espaço físico para o estúdio contou com o apoio da equipe da Rádio São Miguel de Santos Dumont, sob o gerenciamento do Padre Antônio Camilo de Paiva e assim foram adquiridos antena, link e os primeiros aparelhos. Entrou, então no ar, com abrangência somente no município de Juiz de Fora e o Padre Antônio Camilo de Paiva foi o primeiro diretor.


Dom Eurico dos Santos Veloso foi o fundador e o primeiro diretor foi Padre Camilo. Logo assumiu Padre Edmilson Silva, pois Padre Camilo estava indo estudar em Roma. Padre Edmilson deu continuidade e assumiu a direção da Rádio Catedral, até 2010, inclusive modernizando aparelhos e estúdios.


Com a chegada de Dom Gil Antônio Moreira, atual Arcebispo de Juiz de Fora, - nomeado em 2009 -, ele se tornou o presidente da fundação que gere a rádio e iniciou o processo para a busca do aumento de potência para abrangência do seu sinal. Depois de muito trabalho, esse aumento concedido pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações foi conquistado em fevereiro de 2018, passando de 70 kilowatts para 1000 kilowatts, o que levaria o sinal da Rádio Catedral FM 102.3, para além de Juiz de Fora, municípios da Zona da Mata, Campo das Vertentes, e algumas cidades do estado do Rio de Janeiro.


Padre Camilo destaca que com a Catedral FM, a voz da Igreja é transmitida também pelas ondas do rádio.


O diretor da Rádio Catedral reforça ainda o diálogo diário que é promovido pela emissora com as cidades onde ela chega e com a qualidade da programação falando com diversos públicos.


Em 2022, um novo aumento de potência foi concedido pela Anatel, passando dessa vez de 1000 para 3000 kilowatts. Isso pela frequência 102.3 FM. A rádio pode ainda ser ouvida de qualquer lugar pela internet por meio do site ou do seu aplicativo para smartphones.


"Comunicar o bem", Dom Gil


O presidente da Rádio Catedral, Dom Gil Antônio Moreira, destaca que ela existe para comunicar o bem contido no Evangelho, na Palavra de Deus.


A Rádio Catedral é educativa, ela está no ar para informar o bem, informar muitas vezes aquilo que não é o que gostaríamos de falar ou de ouvir, mas está presente na nossa sociedade, e para que isso sirva para tornar essa mesma sociedade, pelo exemplo, um lugar melhor para todos.


"Alegria por fazer parte dos 17 anos", Dom Eurico


O fundador da Rádio Catedral, hoje Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso, fala da alegria dos 17 anos e de fazer parte da construção da história da emissora que fala aos ouvintes todos os dias.


Programação de qualidade: religiosa e educativa


A Catedral FM prioriza em sua programação aspectos como ética e a responsabilidade social. A emissora não veicula conteúdos exclusivamente religiosos, sendo focada também na qualidade musical e de informação. A programação é educativa e cultural, voltada para a formação cidadã e cristã. Mas, a essência religiosa está sempre presente e a evangelização faz parte de toda a grade.


A boa notícia para a qual a Rádio Catedral abre todos os dias os seus microfones, é Jesus Cristo e sua Palavra de amor, de fé e esperança. E isso em todos os conteúdos veiculados, seja naqueles de cunho religioso ou de conteúdo geral, mas sempre para edificar, para buscar o bem comum. Evangelizar é comunicar essa boa nova e comunicar para o bem é evangelizar.


Ser canal


A finalidade da Rádio Catedral não é ser um meio isolado para veiculação de notícias que partem apenas de um lado. As Pastorais da Comunicação presentes nas paróquias podem se utilizar dela, dos seus jornais, para divulgar suas atividades paroquiais, eventos, inclusive, assuntos que julgarem pertinentes à comunidade e que sejam de utilidade pública. Sabemos que hoje com tanta tecnologia disponível, redes sociais, os trabalhos das pastorais da comunicação são excelentes e se utilizam da internet para fazer chegar as informações aos fiéis. Mas há de se pensar que o rádio vai abranger também um público que não está nessas redes, em todo e qualquer cantinho e pode "se vê ou se ouvir" representado aqui também.


Parabéns Rádio Catedral pelos 17 anos de existência e a todos que fazem parte dessa história! Parabéns a você ouvinte, a sua audiência, interação e contribuição são peças fundamentais desse meio de comunicação!


Confira também:
34 visualizações0 comentário
bottom of page