Por Rádio Catedral
A Campanha da Fraternidade 2024 convoca todos, independente de serem cristãos, a praticarem verdadeiramente a irmandade e o cuidado com o próximo. E para isso não são necessários gestos grandiosos. Este é um resumo de como o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, apresentou o assunto da reflexão deste ano em coletiva de imprensa na tarde desta última quarta-feira, 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.
Neste ano, o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Dom Gil Antônio Moreira, destacou a inspiração da Encíclica Fratelli Tutti, de 2020, para a Campanha da Fraternidade 2024.
Dom Gil reforça que cabe a todos não só abraçarem como a colocarem o tema e o lema da Campanha da Fraternidade em prática.
O Arcebispo Metropolitano comenta que as reflexões sobre a Amizade Social devem ser vivenciadas nas famílias e comunidades ao longo da Quaresma.
Dom Gil ressalta também que as pequenas coisas fazem a diferença no dia a dia e que os religiosos e sacerdotes devem ser exemplo.
Após cinco semanas de mobilização, haverá a Coleta Nacional da Solidariedade, em todas as celebrações do Domingo de Ramos, em 24 de março, para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, indicadas pela própria Igreja, sempre ligadas ao tema da Campanha.
Comments