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Foto do escritorRadio Catedral

Inspirada pela encíclica "Fratelli Tutti", CNBB lança 60ª Campanha da Fraternidade sobre “Amizade Social”

Por Rádio Catedral com informações da CNBB



Nesta Quarta-feira de Cinzas (14), além do início do Tempo Quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Igreja no Brasil iniciam à Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).


Em coletiva de imprensa na sede da CNBB, o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, falou sobre o incentivo à fraternidade e ao amor durante o itinerário Quaresmal.



Dom Ricardo Hoepers lembrou o diálogo entre a 1ª Campanha da Fraternidade nacional, em 1964, no ano do Concílio Vaticano II.



O secretário-geral da CNBB reforçou a importância da Campanha da Fraternidade para uma reflexão e gestos concretos coletivos ao longo das últimas seis décadas.



Dom Ricardo Hoepers (Reipers) reiterou que o mundo atravessa um momento de necessidade de Cristo e mudança para uma sociedade fraterna.



O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, lembrou o contexto da criação da Campanha da Fraternidade e a escolha do tema deste ano.



As cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.


A Coleta Nacional da Solidariedade é fundamental para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras, indicadas pela própria Igreja espalhadas pelo país, sempre ligadas ao tema da própria Campanha de cada ano, conforme divulgado nos editais do Fundo Nacional de Solidariedade.


Em 2023, a Campanha da Fraternidade foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade do ano passado, o Conselho Gestor do FNS realizou três reuniões. Foram aprovados 240 projetos indicados pelos bispos e distribuídos R$ 6.577.799,88 em todo país.


Materiais de comunicação da CF 2024


Para dinamizar a Campanha para a Fraternidade 2024, o Setor de Campanhas, a Assessoria de Comunicação da CNBB e parceiros, como a Rádio Catedral, da arquidiocese do Rio de Janeiro, a Rádio Aparecida, Pascom Brasil e a TV Evangelizar, criaram uma série de materiais de comunicação (posts, reels, spots, vts e programentes) a partir do texto-base que podem ser usados em redes sociais e nos intervalos de programação das rádios e TVs de inspiração católicas do pais.



A Ascom CNBB organizou também uma tabela com os focos de comunicação da campanha em cada um das semanas do período da Quaresma. O material pode ser acessado no link abaixo. Ele orienta que material pode ser usado em cada veículo de comunicação em cada semana.


O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, reforçou que a comunicação da Campanha vai buscar uma comunicação que toque o coração das pessoas e promova maior proximidade e engajamento nas das pessoas, não apenas apresentado números, mas trazendo também histórias concretas, sobretudo de projetos e pessoas que foram beneficiadas pela campanha.


Para compartilhar informações, vídeos e fotos sobre a Campanha, a Assessoria de C0omunicação da CNBB orienta o uso da hashtag: #CF2024.

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