top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Morro do Cristo: "Limpa Trilha" conscientiza sobre mais nova Unidade de Conservação de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral

Morro do Cristo Foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Neste sábado, 11, a Prefeitura de Juiz de Fora vai realizar o "Limpa Trilha" do Morro do Cristo. O local se tornou mais protegido nesta semana, com a criação da Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal Morro do Cristo.


No dia 31 de maio, aniversário de 172 anos de Juiz de Fora, a Rádio Catedral contou a história do Monumento do Cristo Redentor, que completa 116 anos em 2022.

Passeio e conscientização na Trilha do Tostão

A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente em Juiz de Fora. A caminhada guiada pela Trilha do Tostão, começando pelo portão na Rua Doutor Constantino Paleta, no Centro, a partir das 8h. Os interessados em participar devem se inscrever em um formulário online até as 18h desta sexta, 10 de junho.


Durante a caminhada de 1,5 km, os voluntários vão recolher os resíduos encontrados no caminho, como forma de sensibilizar a população para o cuidado com o local.


Os inscritos devem levar garrafinha de água, usar tênis, roupas leves, protetor solar, repelente e boné. Haverá a participação da Guarda Municipal e colaboração da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav).


Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal Morro do Cristo


Dentro da Programação da Semana do Meio Ambiente, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeita Margarida Salomão assinou o decreto 15.284 que criou a Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal Morro do Cristo.


A partir da publicação da norma, no dia 6 de junho, além de ser patrimônio cultural, o local passa a ser reconhecido como Monumento Natural e integra o Sistema Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres, e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.


Assinatura do decreto que criou Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal Morro do Cristo Foto: Carlos Mendonça/PJF

Segundo o decreto, o Monumento Natural Municipal Morro do Cristo, com área de mais de 105 hectares e perímetro de 9.798,11 m, com direito a um plano de manejo que ainda será estabelecido e aprovado.


Os objetivos são a preservação do patrimônio cultural tombado; incentivo às pesquisas científicas; o desenvolvimento do turismo e do uso público ecologicamente sustentáveis; a promoção da educação ambiental e a conservação de seus remanescentes florestais, da encosta rochosa e dos recursos hídricos.


Estão proibidas intervenções na vegetação nativa, alteração do uso do solo e qualquer atividade ligada à pecuária na área da unidade de conservação. O decreto determina a criação de um Conselho Consultivo sobre o Monumento Natural Morro do Cristo, que ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas.

110 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page