Lixo Zero: menos desperdício, mais consciência
- Radio Catedral
- 5 de jun.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Exatamente há um mês, no dia 5 de maio, foi sancionada a Lei Lixo Zero, que estabelece a obrigatoriedade da implantação da coleta seletiva em residências, comércios, indústrias e edificações públicas. Ouvimos um especialista sobre o impacto desta medida, que será colocada em prática de forma gradual.
O professor do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, Bruno Esteves Conde, é pós-doutor em Biologia Química; Doutor e mestre em Ecologia. Ele nos explica o que muda na vida das pessoas com a criação do Programa Lixo Zero.
Professor Bruno Conde destaca a importância da separação adequada do lixo para a sociedade, para o meio ambiente e para a melhor qualidade de vida no município.
Conforme o professor Bruno Conde, Juiz de Fora está entre os poucos municípios que implantaram estre programa. E haverá impacto para quem trabalha com o lixo reciclável.
No entanto, para o programa Lixo Zero funcionar, professor do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, Bruno Esteves Conde destaca que todos os moradores devem colaborar no dia a dia.
A implantação do Programa Lixo Zero será gradual. Na primeira etapa, a exigência valerá para grandes geradores — como estabelecimentos que descartam mais de 100 quilos por dia, prédios públicos e eventos com mais de mil pessoas. Eles terão até 12 meses para se adequar. Condomínios com mais de 50 unidades e eventos menores terão prazos maiores, chegando até dois anos para as residências.
Commentaires