Programa 'Lixo Zero': Prefeitura de Juiz de Fora encaminha Projeto de Lei à Câmara Municipal
- Radio Catedral
- 6 de fev.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, encaminhou à Câmara Municipal, nesta quinta-feira, dia 6, o projeto de lei que cria o programa “Lixo Zero”, tornando obrigatória a coleta seletiva em residências, comércios, indústrias e edificações públicas. A proposta será implementada gradualmente ao longo de dois anos e tem como objetivo a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis secos.
O programa faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e se baseia na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a responsabilidade da população na separação e acondicionamento do lixo. Desde 2024, Juiz de Fora já conta com o serviço de coleta seletiva “porta a porta” em 100% da região urbana.
Em entrevista, a prefeita Margarida Salomão destacou que, com essa legislação, Juiz de Fora ficará na vanguarda com relação à coleta seletiva.
Margarida Salomão também ressaltou as consequências positivas do projeto, tanto do ponto de vista ambiental quanto para o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
A cerimônia de apresentação do projeto contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, da diretora-geral do Demlurb, Franciane Pavão, e dos vereadores Tiago Bonecão e Luiz Coelho (Pardal).
A legislação será implementada por etapas. Inicialmente, valerá para edificações públicas, grandes geradores de resíduos (acima de 100 quilos) e eventos com mais de mil pessoas, que terão 12 meses para se adequar.
Após 18 meses, condomínios com mais de 50 unidades e eventos entre 500 e mil pessoas também precisarão cumprir as novas regras. Por fim, residências, condomínios menores e eventos de menor porte terão um prazo de dois anos para adaptação.
Todo o material reciclável será destinado a associações e cooperativas de catadores credenciados pelo município, o que contribuirá para a geração de empregos e a ampliação da vida útil do aterro sanitário.
Além da ampliação da coleta seletiva, o município já desenvolve iniciativas como a 'Coleta Seletiva na Praça', ações itinerantes de reciclagem e parcerias voltadas à gestão de resíduos. Como resultado dessas ações, houve um aumento de 64% na quantidade de resíduos recicláveis coletados entre 2022 e 2023, como destaca Margarida Salomão.
Clique aqui para conferir mais sobre o Programa 'Lixo Zero'.
Confira a rota da coleta seletiva do Demlurb.
Comments