• Radio Catedral

Juiz de Fora tem campanha solidária e plano de contingência para o frio

Atualizado: 23 de mai.

Defesa Civil do município alerta para frio intenso nos próximos quatro dias.


Por Rádio Catedral Atualizada em 23 de maio de 2022

Foto do site: Policia Civil PR.

Com a previsão da queda das temperaturas, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), lançou nesta terça-feira (17), a campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”, que coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos faz parte do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, instituído pela portaria nº 12.228/2022. A campanha vai arrecadar cobertores para a população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social. As doações serão encaminhadas para abrigos, casas de acolhimento, entidades que prestam assistência à população em situação de rua, entre outras instituições. A ação seguirá até 30 de setembro e os interessados em contribuir já podem fazer as suas doações nos seguintes locais:


- Cursos Populares para Concursos (CPC) - Rua Marechal Deodoro, 230, 3º andar, Centro (de 8h às 12h e 13h às 18h); - Mercado Municipal - Rua Getúlio Vargas, 188, Centro, ao lado da Praça Antônio Carlos (de 8h às 16h);

- PAM Marechal - Rua Marechal Deodoro, 496, Centro (de 7h às 17h);

- Centro de Formação do Professor - Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro (de 8h às 16h);

- Paraibuna Transportes - Rua Américo Lobo, 415, Manoel Honório (de 7h30 às 12h e de 13h30 às 17h);

- Procon/JF - Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro (de 8h30 às 17h30);

- Shopping Independência - Avenida Presidente Itamar Franco, 3600, Bairro Cascatinha (de 10h às 22h); - Prédio-sede da PJF: Avenida Brasil, 2001, Centro, das 8h às 18h; - Casa da Mulher: Avenida Garibaldi Campinhos, 169, Bairro Vitorino Braga, antigo prédio da Defesa Civil, das 7h30 às 17h; e - Passe Livre: Rua Fonseca Hermes, 143, Centro, das 8h às 17h.


Leia também:


Plano de contingência para situações de baixas temperaturas

A Prefeitura de Juiz de Fora publicou também nesta terça-feira (17), a portaria que institui o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas do ano de 2022. A iniciativa foi implantada pela primeira vez no município durante o inverno de 2021. A vigência do Plano de Contingência vai até 30 de setembro.

Há previsão de queda acentuada dos termômetros em nossa região já para esta semana. A portaria, segundo o Executivo, tem como objetivo zelar pela segurança e bem-estar da população, promovendo o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período mais frio do ano. A Secretaria de Governo, através da Defesa Civil, monitora as condições de temperatura mínima e de sensação térmica. Conforme estabelece o decreto, durante todo o período de vigência do Plano o município estará em estado de observação. Quando as temperaturas tendem a atingir 13ºC, o estado é de atenção. Já quando as temperaturas atingirem 10ºC, o estado é de alerta; e ao atingirem 8ºC, a situação será de alerta máximo.


Defesa Civil alerta para frio intenso nos próximos quatro dias

A Defesa Civil de Juiz de Fora divulgou que com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município está sob alerta de declínio de temperatura nos próximos dias. As temperaturas podem chegar a 5°C, começando a queda já nesta terça-feira (17), e se estendendo até quinta-feira (19), com previsão de 8°C. Já a sensação térmica pode ser ainda mais baixa devido a variáveis, como a ação dos ventos.


De acordo com a gerente do Departamento de Prevenção de Atividades Intersetoriais (Dpai) da Defesa Civil, Camila Galvão, é importante essa articulação de setores da PJF para atuar na onda de frio prevista para esta semana.


“A Onda de Frio é classificada pela Codificação Brasileira de Desastres, na qual se enquadra em eventos meteorológicos, tipo onda de frio, e subtipo friagem, que são ondas que se caracterizam por três a quatro dias, com baixas temperaturas e inferiores às normais climatológicas da região”.


Para receber alertas da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 informando o CEP da sua rua. O serviço é totalmente gratuito.




0 comentário