top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

PJF disponibiliza abrigo emergencial para acolher pessoas em situação de rua no frio

Por Rádio Catedral

*Foto: PJF.


A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Plano de Contingência Para Situações de Baixas Temperaturas, disponibilizou um abrigo emergencial no Cesporte - localizado na Avenida Rui Barbosa, 530, no bairro Santa Terezinha (entrada pela Rua Custódio Tristão) - para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade. O abrigo foi aberto na noite desta última quarta-feira (18). A medida, segundo a PJF, é provisória e foi tomada diante do alerta da onda de frio para os próximos dias.

O abrigo emergencial tem capacidade para 50 pessoas e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. A entrada começa a partir de 19h, e o horário de saída é até às 7h.

Conforme a Prefeitura, as equipes de abordagem social da Secretaria de Assistência Social (SAS) também estão nas ruas identificando pessoas em situação de vulnerabilidade e fazendo o seu encaminhamento para locais de acolhimento. Além disso, estão sendo realizadas rondas para distribuir cobertores, alimentos e outros itens. Quem se deparar com pessoas em situação de rua em dificuldades neste frio, pode acionar a abordagem social no número 3690-7770.

Juiz de Fora possui ainda outros sete locais de acolhimento durante a noite:

- Casa de Passagem para Homens - Avenida Brasil, 265, Costa Carvalho;

- Acolhimento Provisório Santa Luzia - Rua Ibitiguaia, 1240, Santa Luzia;

- Casa de Acolhimento para Mulheres, Trans, Famílias e Pessoas em Trânsito - Rua Oswaldo Cruz, 85, Santa Helena;

- Casa da Cidadania - Avenida Ilva Melo Reis, 6001, Terras Altas/Jardim Esperança;

- Casa de Passagem Benfica - Rua Tomé de Souza, 95, Bairro Benfica;

- Casa da Conquista para Homens e Mulheres - Rua dos Artistas, 32, Jardim Glória;

- Acolhimento Provisório Misto Bonfim - Rua Múcio Vieira, 283, Bonfim.


Campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”

A PJF realiza também a campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”. A iniciativa tem como objetivo arrecadar cobertores, toucas, meias e roupa de cama para a população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social.

Os interessados em colaborar podem entregar suas doações no prédio da Prefeitura, localizado à Avenida Brasil 2.001, no Centro, das 8h às 18h; na Casa da Mulher, na Avenida Garibaldi Campinhos 169, Vitorino Braga, antigo prédio da Defesa Civil, das 7h30 às 17h; no Passe Livre, que funciona na Rua Fonseca Hermes 143, no Centro, das 8h às 17h; e no Shopping Independência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 3600, Cascatinha, das 10h às 22h.

Segundo o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, “até a tarde desta quarta-feira (18), já foram arrecadados cerca de 300 cobertores. O material está sendo distribuído pela equipe de abordagem social da Secretaria de Assistência Social e encaminhado para o Consultório na Rua da Secretaria de Saúde". Novos pontos de coleta serão disponibilizados ao longo dos próximos dias, ainda de acordo com o secretário.

Outras informações:

- Cesporte - 3690-7818

- Abordagem Social - 3690-7331

- Consultório na Rua - 98833-7948

- Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) - 3690-7331

- Defesa Civil - 199

- Guarda Municipal -153

77 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page