• Radio Catedral

Igreja Católica celebra Solenidade de São José e faz memória da santidade de vida do seu patrono

Por Fabíola Castro

Imagem da Capela São José - Alto dos Passos.

Neste sábado, 19 de março, a Igreja Católica celebra a Solenidade de São José, e relembra a santidade de vida do seu patrono. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai, pai adotivo de Jesus, o Filho de Deus, e protetor da Sagrada Família. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. São José é ainda o padroeiro dos trabalhadores. A história Sagrada o apresenta como sendo um homem humilde, justo e, de profissão, carpinteiro.


José era descendente do rei Davi, viveu em Nazaré, na Galileia, e é apresentado pelos evangelistas Mateus e Lucas como o esposo de Maria, a Mãe de Jesus. Ele aparece nos episódios que marcaram a infância de Jesus, desde a gruta de Belém até na fuga para o Egito, para terminar na longa viagem de volta a Nazaré. Encontramos novamente José em Jerusalém, quando o menino Jesus, com 12 anos de idade, explicava a lei divina aos doutores e sábios no templo.


José e Maria guardavam, no coração, tudo o que estava acontecendo na vida do pequeno Jesus. José foi um homem que fez plenamente a vontade de Deus, e que cuidava de Jesus como se fosse, diante da lei, seu filho legítimo.


O pároco da Paróquia São José, da cidade de Bicas (MG), Padre Dione César de Oliveira Goulart, fala sobre a devoção tão especial a São José.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora são três as paróquias dedicadas a São José. Na Paróquia São José de Bicas, neste sábado (19), haverá Missas às 9h e às 19h. A Matriz fica na Praça São José, 130 – Centro.


Na Paróquia São José, do Bairro Costa Carvalho em Juiz de Fora, as Celebrações serão às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. A Matriz fica na Av. Sete de Setembro, 288.


Na Paróquia São José, deSão José das Três Ilhas (Distrito de Belmiro Braga/MG), haverá a Santa Missa às 19h, na Matriz, que fica na Av. Antônio Bernardino de Barros, 101 – Centro do Distrito.


Outras comunidades de Juiz de Fora e do interior também têm celebrações festivas em honra a São José. Clique aqui e confira a programação completa.


Padre Dione Goulart finaliza deixando uma bênção a todos nesse dia dedicado a São José.



*Paróquia São José, do Costa Carvalho, inicia Cerco de Jericó.

*Paróquia de São José, em Bicas, realiza novena em honra ao padroeiro.

0 comentário