top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Esse aqui vai ser um padre": a gratidão de Dom Eurico pelos 90 anos de vida dedicados a Deus

Por Roberta Oliveira

Dom Eurico dos Santos Veloso na Missa da Unidade no dia 6 de abril de 2023 Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

Esta quinta-feira, 13 de abril de 2023, é um dia muito especial para a Arquidiocese de Juiz de Fora. É o aniversário de 90 anos do Arcebispo Emérito, Dom Eurico dos Santos Veloso.


A comemoração já começou na Missa da Unidade, na Quinta-Feira Santa, há uma semana, que teve entre as intenções a Ação de Graças pelo aniversário de Dom Eurico.


"Esse aqui vai ser um padre". Na conversa com a Rádio Catedral, Dom Eurico contou o episódio sobre o nascimento dele e manifestou a gratidão por todos estes anos de serviço que Deus concedeu a ele.


Dom Eurico comemora 90 anos no Ano Jubilar de preparação para o Centenário da Diocese. Com a vocação incentivada pelo primeiro bispo, Dom Justino José de Santana. Por isso, a trajetória do Arcebispo Emérito caminha em paralelo com a história da Igreja em Juiz de Fora, que ele garante: "conhece como a palma da mão".



Durante o arcebispado, Dom Eurico criou e fundou a Rádio Catedral FM Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

E se atualmente os ouvintes acompanham, se divertem, aprendem e rezam junto com a Rádio Catedral FM, saiba que só é possível porque ela foi criada por Dom Eurico.


Ele fez questão de destacar a importância do trabalho coletivo para, não só levar adiante, como sempre melhorar o trabalho de evangelização na 102,3 FM.


Confira também:


O Arcebispo Emérito deixa uma bênção a todos os ouvintes da Rádio Catedral FM.


A Família Catedral FM 102.3 deseja um feliz e abençoado aniversário ao nosso fundador , o Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso.



Biografia Dom Eurico

Nascido aos 13 de abril de 1933, Dom Eurico é natural de Juiz de Fora, MG (Distrito de Sarandira). Entrou para o Seminário Santo Antonio aos 16 anos para o curso de Admissão ao Ginásio. Em 1956 ingressou no Seminário Maior São José, em Mariana, MG, para o Curso de Filosofia e de Teologia.


A ordenação presbiteral aconteceu em 22/09/1962. Atuou primeiramente na Paróquia N. Sra. das Mercês, em Mar de Espanha, como vigário. Neste mesmo ano, em agosto, foi transferido para o Seminário, como vice-reitor, disciplinado, professor, capelão do Noviciado das Irmãs dos Santos Anjos e depois Capelão do Colégio da mesma congregação.

Em janeiro de 1970 voltou à Mar de Espanha como Pároco. Ingressou, como professor, em colégio particular e depois, do Estado. Nesta época Dom Eurico cooperou na coordenação pastoral da arquidiocese.

Em 1978, além da Paróquia, voltou a trabalhar no Seminário e logo depois foi nomeado vigário geral. Continuou com as aulas de Ensino Religioso em escola estadual. Em 05 de julho de 1987 foi ordenado Bispo Auxiliar de Juiz de Fora, de Dom Juvenal Roriz, CSSR.

Com a renúncia ao governo da Arquidiocese, de Dom Juvenal Roriz, foi escolhido pelo colégio dos consultores como administrador arquidiocesano, no dia 07 de fevereiro de 1990. Em 15 de agosto de 1991, passou o governo da arquidiocese a Dom Clóvis Frainer. Iniciou o pastoreio, como Bispo Coadjutor na Diocese de Luz, MG, em 30 de agosto de 1991. Dom Belchior da Silva Neto era o Bispo Diocesano. Em 18 de maio de 1994 assumiu a Diocese como 3º Bispo Diocesano.


Em 28 de novembro de 2001 foi transferido para a Arquidiocese de Juiz de Fora, assumindo a mesma no início de fevereiro de 2002. Durante seu pastoreio, abril de 2003 à novembro de 2008,visitou todas as 84 paróquias e também quase-paróquias. É atuante na CNBB Nacional, no setor Ensino Religioso e no Regional Leste 2, ecumenismo e diálogo inter-religioso. Terminou seu arcebispado em 28 de março de 2009, sendo agora bispo emérito da Arquidiocese Juiz de Fora.



Saudação a Dom Eurico durante a Missa da Unidade | Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

124 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page