Arcebispo de Juiz de Fora é Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens. Lei foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB). Data da Natividade de Maria marcou a 1ª vez que um grupo rezou sob o nome de “Terço dos Homens” no país.
Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro
Agora é oficial: o dia 8 de setembro é o Dia Nacional do Terço dos Homens. A lei 14.558 foi sancionada na terça-feira, 25 de abril, pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) e já está em vigor.
Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora e Bispo Referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens, agradeceu o trabalho que levou à lei e falou sobre o impacto deste reconhecimento do movimento em prol da oração à Virgem Maria.
Confira também:
A data foi escolhida por marcar a primeira manifestação do movimento no Brasil, em 1936, quando um grupo de 200 homens rezou sob o nome de “Terço dos Homens” em Itabi, no Sergipe.
Alguns estados já instituíram a data em suas legislações. A promulgação a torna nacional. Dom Gil Antônio Moreira manifestou a gratidão a todos que se mobilizaram e a quem rezou para que isso se tornasse possível.
O Arcebispo de Juiz de Fora destacou que a lei valoriza a presença do terço nas comunidades católicas e a demonstração da liberdade religiosa no no Brasil.
Dom Gil ressaltou ainda que o movimento forte em prol da oração no terço nas paróquias se reflete no episcopado brasileiro, como está sendo demonstrado na programação da 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).
O Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira, lembrou ainda o significado do dia 8 de setembro para o movimento que reza à Virgem Maria.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, o movimento do Terço dos Homens começou em 2005 com a criação do primeiro grupo na Catedral Metropolitana e, atualmente, está presente em mais de cem comunidades.
Dom Gil fala sobre o Terço dos Homens na TV Aparecida
Durante a participação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, Dom Gil Antônio Moreira foi entrevistado no “Bênção da Manhã" da TV Aparecida sobre a importância de cultivar o hábito da oração do terço, em especial, o convite à conversão dos homens por meio desse instrumento de evangelização
Assista à íntegra da entrevista de Dom Gil:
Confira também:
Avivamento, resgate e fé: celebração em Arantina (MG) mostra força do Terço dos Homens
"Terço dos Homens, vocações para a Igreja": 15ª Romaria acontece no Santuário de Aparecida (SP)
Dom Gil participa de evento do Terço dos Homens no Espírito Santo
Novo coordenador destaca expectativas para atuação à frente do Terço dos Homens da Arquidiocese
Trazer a espiritualidade para dentro de cada um: Terço dos Homens promove 1º Retiro Espiritual
Comments