• Radio Catedral

Arquidiocese celebra Quarta-feira de Cinzas e o início da Quaresma

por Giovane Rezende e Fabíola Castro

Foto: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF (2019)

Ao final do carnaval os católicos celebram a “Quarta-feira de Cinzas”. A data, dá início à Quaresma, período de 40 dias que antecede a ressurreição de Cristo na Páscoa, e abre a Campanha da Fraternidade 2022, que trata do tema “Fraternidade e Educação”.


Com a imposição das cinzas, a Igreja no Brasil iniciou sua caminhada de conversão do coração para a Páscoa do Senhor. Ao recebermos as cinzas sobre nossas cabeças, nós nos lembramos de nossa condição humana, frágil, transitória e exposta a falhas e retrocessos.


Como de costume, haverá missas especiais nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora. Durante as celebrações do dia, será feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, celebra nesta quarta, Santa Missa às 19h, na Catedral. O pastor destaca esta importante data que abre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade.

O rito, contudo, sofre uma pequena mudança: devido à necessidade de distanciamento social em razão da pandemia da Covid-19, permanece a indicação da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de que, depois da oração de bênção das cinzas e de tê-las aspergido com água benta, o sacerdote dirá uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás”. Além disso, no momento da imposição das cinzas nas cabeças dos presentes, o padre e os ministros devem permanecer em silêncio e com a máscara de proteção facial, assim como os fiéis. Dom Gil fala sobre as mudanças necessárias.

Na Catedral Metropolitana, às 19h, além da Eucaristia, haverá a abertura oficial da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Juiz de Fora, em Missa presidida pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira. Em 2022, a campanha terá o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). A temática está sendo trabalhada de diversas formas durante este ano e é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.


O Tempo da Quaresma que se inicia neste dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, é um tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de reconciliação com Deus e com os irmãos e de praticar mais intensamente a oração, o jejum e a esmola. Esses quarenta dias antecedem a Semana Santa na qual os católicos revivem a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo na celebração da Páscoa. Segundo Dom Gil, é um tempo fortíssimo para o cristão, e três aspectos são muito importantes para viver este período.


De acordo com Dom Gil Antônio Moreira, a penitência neste período quaresmal nos ajuda na conversão e a participar do sofrimento de nosso Senhor Jesus Cristo.


Confira a programação desta Quarta-feira de Cinzas na Arquidiocese de Juiz de Fora.

0 comentário