'Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós': católicos celebram Nossa Senhora das Graças
- Silvia Carvalho
- há 6 minutos
- 3 min de leitura
Por Rádio Catedral com informações da Canção Nova

Nesta quinta-feira (27), a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa. Várias comunidades terão programações especiais, inclusive algumas se estendem até o fim de semana, na Arquidiocese de Juiz de Fora.
A devoção a Nossa Senhora das Graças começou em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade.
Ao todo, foram três aparições, entre os dias 18 e 19 de julho; 27 de novembro e 30 de dezembro, no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França.
O vigário paroquial da paróquia Santa Teresinha, Padre José Domício, destaca como a devoção surgiu a partir das orientações de Nossa Senhora para a cunhagem da Medalha Milagrosa.
Desde 1830, a invocação “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” é pronunciada várias vezes por cristãos no mundo todo. Em 8 de dezembro de 1854, Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição.
Em 1894, Papa Leão XII concedeu a todas as Dioceses da França a festa na Manifestação da Virgem Imaculada, chamada de “Medalha Milagrosa”, a ser celebrada no dia 27 de novembro. Três anos depois, o mesmo Pontífice coroou solenemente a imagem da Medalha Milagrosa.
A devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa está presente no mundo inteiro devido à propagação da devoção realizada pelos Padres Lazaristas, pelas Filhas da Caridade e por toda a Família Vicentina.
Celebração na Arquidiocese de Juiz de Fora
Padre Domício destaca as celebrações desta quinta na Igreja na Rua Aníbal Alves, 163, no Bairro Nossa Senhora das Graças, que faz parte da Paróquia Santa Teresinha.
Ainda em Juiz de Fora, serão celebradas missas festivas e solene às 19h30, nos bairros Araújo e Nova Suiça. No Bairro de Lourdes, será realizada procissão luminosa com o terço de NS das Graças a partir das 18h seguida de missa festiva na capela na Rua Horácio de Melo Brandão, 900.
No Bairro Carlos Chagas, a programação segue a partir das 18h30 com procissão e missa solene às 19h. E funcionamento da barraca de salgados e refrigerante na capela na Rua Maria Menon Tedesco, 15.
No Bairro Santa Luzia, a celebração será com terço às 18h30 e missa às 19h30, com bênção e distribuição das medalhas milagrosas na Matriz na Rua Ingrácia Pinheiro, 160.
No território arquidiocesano, em Bicas, a capela no Bairro Santo Antônio terá missa às 19h.
Em Lima Duarte, a programação na Igreja São Vicente de Paulo, na Rua José de Sales, 542, no Albergue terá adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h e missa solene, às 19h. E depois, funcionamento de barraquinhas.
Na área rural de Matias Barbosa, a capela particular NS das Graças, em Joazal nesta quinta (27) começa o tríduo com terço seguido de lanche partilhado às 19h. A celebração da padroeira termina com missa às 19h, no sábado (29).
Em Santos Dumont, são duas celebrações em andamento. Uma é no Bairro NS das Graças. A partir das 19h, a procissão sai da Matriz de NS da Glória até a capela, na Rua Frei Edmar Pulman, sem número, onde será celebrada missa e depois, sorteio da rifa, leilão de prenda, apresentação musical e barraquinhas.
Já na área rural de Santos Dumont, começa nesta quinta (27) o tríduo em honra à NS das Graças e vai até sábado (29), com terço às 18h30 e missa às 19h na capela na vila Patrimônio da Serra, 560, em Patrimônio da Serra. No domingo (30), haverá procissão às 10h seguida de missa e almoço no valor de R$ 20 a partir de 12h.
Em São João Nepomuceno, também inicia nesta quinta (27) o tríduo na capela na Rua Rubens da Paixão, sem número no Bairro Três Marias, com terço a partir das 18h30, seguido de missa e coroação. A mesma programação será realizada na sexta (28). No sábado (29), às 18h, a procissão sai às 18h da Rua Nicanor Nogueira, 42, no Bairro Vale do Sol. Em seguida, celebração de missa e coroação. O encerramento das celebrações será domingo (30) com missa às 9h com as crianças.





