Papa Leão XIV já está na Turquia na primeira viagem apostólica do pontificado
- Silvia Carvalho
- há 18 horas
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral com informações do Vatican News

Começou nesta quinta-feira (27) a primeira viagem apostólica do pontificado do Papa Leão XIV. A primeira parada será na Turquia e depois, ele irá ao Líbano, com retorno ao Vaticano previsto para a próxima semana.
O Papa deixou a Itália nesta manhã e chegou à Ancara, na Turquia, no início da tarde, no horário local. Ele visitou o Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o pai da República turca e foi recepcionado em cerimônia solene no Palácio Presidencial. À noite, ele parte para Istambul.
Viagem marcada por devoção e presentes
No vôo, estava presente a imagem de Maria, Mãe do Bom Conselho, conservada no Santuário a ela dedicado em Genazzano e administrado pelos religiosos da Ordem de Santo Agostinho. Durante a viagem, o pontífice conversou e recebeu presentes do jornalistas

O Papa Leão XIV desejou aos americanos "Feliz Dia de Ação de Graças" ao cumprimentar os jornalistas que viajaram a bordo do avião papal com destino a Ancara.
Vários repórteres ofereceram-lhe vários presentes, incluindo uma torta de abóbora (uma sobremesa tradicional nos jantares de Ação de Graças), impressões do novo documentário "Leo from Chicago" e chinelos da casa com tema do Chicago White Sox.
"Para os americanos aqui: Feliz Dia de Ação de Graças! É um dia maravilhoso para comemorar. E quero começar por agradecer a todos e a cada um de vocês pelo serviço que oferecem ao Vaticano, à Santa Sé, à minha pessoa, mas também ao mundo inteiro", disse o Papa Leão XIV aos presentes
Cumprindo o sonho de Papa Francisco
Leão XIV é o quinto Pontífice a visitar a Turquia; o lema da viagem ao país é “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. O Pontífice dá continuidade ao desejo de Francisco, que pretendia voltar à Turquia em maio de 2025, após a visita de 2014, justamente para a celebração dos 1.700 anos do Concílio de Niceia.
O momento culminante será em Iznik, nos sítios arqueológicos da antiga Basílica de São Neófito, onde o Papa, junto com o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu, rezará com cerca de 20 patriarcas e representantes das Igrejas cristãs diante dos ícones de Cristo e do Concílio, e acenderá uma vela.
A partir de domingo (30), o Pontífice seguirá para o Líbano, onde cumpre agenda até terça (2).









Comentários