top of page

Papa Leão XIV já está na Turquia na primeira viagem apostólica do pontificado

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 18 horas
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral com informações do Vatican News


Papa Leão desembarcou na Turquia nesta quinta (27) foto Vatican Media
Papa Leão desembarcou na Turquia nesta quinta (27) foto Vatican Media

Começou nesta quinta-feira (27) a primeira viagem apostólica do pontificado do Papa Leão XIV. A primeira parada será na Turquia e depois, ele irá ao Líbano, com retorno ao Vaticano previsto para a próxima semana.

 

O Papa deixou a Itália nesta manhã e chegou à Ancara, na Turquia, no início da tarde, no horário local. Ele visitou o Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o pai da República turca e foi recepcionado em cerimônia solene no Palácio Presidencial. À noite, ele parte para Istambul.



Viagem marcada por devoção e presentes

No vôo, estava presente a imagem de Maria, Mãe do Bom Conselho, conservada no Santuário a ela dedicado em Genazzano e administrado pelos religiosos da Ordem de Santo Agostinho. Durante a viagem, o pontífice conversou e recebeu presentes do jornalistas



ree


O Papa Leão XIV desejou aos americanos "Feliz Dia de Ação de Graças" ao cumprimentar os jornalistas que viajaram a bordo do avião papal com destino a Ancara.

Vários repórteres ofereceram-lhe vários presentes, incluindo uma torta de abóbora (uma sobremesa tradicional nos jantares de Ação de Graças), impressões do novo documentário "Leo from Chicago" e chinelos da casa com tema do Chicago White Sox.

"Para os americanos aqui: Feliz Dia de Ação de Graças! É um dia maravilhoso para comemorar. E quero começar por agradecer a todos e a cada um de vocês pelo serviço que oferecem ao Vaticano, à Santa Sé, à minha pessoa, mas também ao mundo inteiro", disse o Papa Leão XIV aos presentes


Cumprindo o sonho de Papa Francisco

Leão XIV é o quinto Pontífice a visitar a Turquia; o lema da viagem ao país é “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. O Pontífice dá continuidade ao desejo de Francisco, que pretendia voltar à Turquia em maio de 2025, após a visita de 2014, justamente para a celebração dos 1.700 anos do Concílio de Niceia.


O momento culminante será em Iznik, nos sítios arqueológicos da antiga Basílica de São Neófito, onde o Papa, junto com o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu, rezará com cerca de 20 patriarcas e representantes das Igrejas cristãs diante dos ícones de Cristo e do Concílio, e acenderá uma vela.


A partir de domingo (30), o Pontífice seguirá para o Líbano, onde cumpre agenda até terça (2).

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page