Por Rádio Catedral
No terceiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum da comitiva dos (arce)bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 ao Vaticano, Dom Gil Antônio Moreira será o relator durante o encontro no Dicastério para a Comunicação nesta quarta-feira, 19 de outubro.
Em entrevista, o Arcebispo avaliou a programação até o momento e falou sobre as expectativas para a reunião com o Papa Francisco nesta quinta-feira, 20 de outubro.
A agenda de compromissos da comitiva dos arcebispos e bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 no Vaticano termina no dia 26 de outubro.
Programação intensa e enriquecedora
A programação do terceiro dia da visita da comitiva formada pelos arcebispos e bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 começou com a missa na Basílica Patriarcal de São João de Latrão.
Nesta quarta-feira, estão previstas as visitas ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e também aos Dicastérios para a Educação Católica, para o Clero e para a Comunicação.
Por ser o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, será o relator desta visita ao Dicastério para a Comunicação. Em entrevista, Dom Gil analisou a recepção à comitiva mineira e capixaba nos encontros no Vaticano.
Dom Gil Antônio Moreira reforçou como a programação intensa é enriquecedora para todos os (arce)bispos integrantes da Comitiva da CNBB Leste.
Encontro com o Santo Padre
Nesta quinta-feira, 20 de outubro, está prevista a audiência dos (arce)bispos de Minas Gerais e Espírito Santo com o Papa Francisco. Dom Gil Antônio Moreira comenta as expectativas para este encontro com o pontífice.
Durante o encontro com o Papa Francisco, os (arce)bispos apresentarão o relatório pastoral das (arqui)dioceses, enviado meses antes ao Vaticano.
Esse documento abrange as questões administrativas, o ministério do (arce)bispo, o funcionamento da Cúria Diocesana, a vida dos sacerdotes, a situação dos seminários e das vocações, congregações religiosas, as celebrações litúrgicas, os ministérios leigos, a catequese, as escolas católicas, as pastorais e movimentos, as relações ecumênicas, a presença da Igreja nos meios de comunicação e o relacionamento com o poder público, entre outras questões.
Leia também:
Comments