top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Via-Sacra Jovem: juventude viva, vocações diversas, demonstração de fé, entusiasmo e amor a Deus

Por Fabíola Castro*

*Foto: Arquidiocese JF.

Com os “Corações ardentes e os pés a caminho” (Lc 24, 32-33), assim os jovens da Arquidiocese de Juiz de Fora subiram o Morro do Cristo no último fim de semana, no segundo domingo da Quaresma, 5 de março, numa demonstração de fé, de entusiasmo de uma juventude viva e de amor a Deus. A 14ª Via-Sacra Jovem refletiu o lema do ano Vocacional no Brasil com diferentes vocações representadas. Esse é um momento tradicional da Quaresma na Igreja Particular de Juiz de Fora.


O encontro começou com concentração e missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta. Em seguida, houve a caminhada até o Morro do Cristo, refletindo sobre os passos de Jesus Cristo até o Calvário, sua Paixão, Morte e Ressurreição.


Jovens no caminho


O seminarista do propedêutico, Rodrigo Shimel falou sobre a vivência da Via-Sacra pela primeira vez como estudante do Seminário, vocacionado ao sacerdócio.


Marco Aurélio de Souza Júnior também é seminarista e destacou o privilégio de contemplar os passos da Paixão de Jesus no encontro.


*Foto: Folha Missionária.


O jovem Pedro Simões veio da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Rio Preto (MG), - cerca de 28 pessoas -, para participar pela primeira vez do encontro juntamente com o grupo recém-formado.


Luiz Eduardo Teixeira Alves é da cidade de Liberdade (MG), Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento e coordena o grupo jovem Juventude Libertense Seguindo Jesus que participa da Via-Sacra desde 2017. Segundo ele foi um mais um dia de bênçãos, destacando ainda a perseverança que os jovens precisam ter no caminho de Igreja.


Membro da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus em Juiz de Fora, Ludmila Ribeiro disse que foi uma oportunidade de se aproximar de Deus e encontrar com diferentes pessoas que tornam possível esse encontro com Cristo.



*Foto: Folha Missionária.

O coordenador do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Linhares, João Vitor da Silva, comentou que a Via-Sacra traz ensinamentos aos mais novos sobre esse momento de penitência que a Igreja orienta na Quaresma.


O jovem Iury Pires é membro da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Bairro Jardim Esperança, e não participou pela primeira vez da Via-Sacra, mas foi em busca de algo novo, segundo ele, nesse caminho de constante aprendizado.


Vindo da Comunidade Santa Maria Eterna, em Humaitá, pertencente à Paróquia São Sebastião, Luis Gustavo Rezende, ressaltou a alegria da participação pela quarta vez.


Ester Fontes, da Paróquia Santa Cruz em Juiz de Fora, desejou que o encontro reavive ainda mais os jovens, principalmente após os anos de pandemia.


Elaine Soares veio da cidade de Santos Dumont (MG) e coordena o grupo Força Jovem Cristã da Comunidade Imaculada Conceição, na Paróquia São Joaquim e Sant’Ana. Em 14 anos de Via-Sacra, segundo ela, os jovens só não participaram da primeira edição. Em 13 anos ela contou que é sempre uma experiência maravilhosa.


Ângelo Márcio de Oliveira Reis participou representando o Colégio Católico Jesuítas fazendo memória, segundo ele, da Paixão de Jesus, buscando força para as dificuldades diárias na vida de cada um.


Com apenas 11 anos de idade, o Mateus Almeida, já participa da Via-Sacra aprendendo mais sobre a sua fé e caminho na Igreja.

Jovens de todas as idades e também de coração caminham juntos na Via-Sacra fortalecendo esse vínculo entre as gerações também dentro da Igreja, como é o caso da Maria da Glória Valetim Silva, do Bairro Bairu, que era só entusiasmo no encontro que participou pela segunda vez.


Esses foram apenas alguns depoimentos entre os milhares de jovens presentes na 14ª edição da Via-Sacra, celebrando o tempo quaresmal, vivenciando intensamente esse exercício espiritual de penitência e oração a caminho da conversão.


*Foto: Folha Missionária.

Confira também:


*Com sonoras cedidas pela Folha Missionária.

46 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page