top of page

Vale a pena renegociar uma dívida? Especialista esclarece quando cliente deve aproveitar os mutirões

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • 26 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Os mutirões de renegociação de dívidas estão na reta final, visando liberar o crédito do consumidor para as compras e gastos de fim de ano. No entanto, quando convém buscar esta renegociação?


Este foi o tema que conversamos com professora do curso de Administração da Estácio, especialista em finanças e coordenadora do eixo de gestão do Projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas, Mayanna Marinho. Ela enumera quais pontos devem ser considerados pela pessoa que está endividada ao buscar a renegociação.


Entre os processos em andamento, está o Feirão Limpa Dívidas do Serasa. Dados atualizados indicam que as mulheres são a maioria que buscam a regularização: mais de 1 milhão já negociaram, contra 827 mil homens. Em Minas Gerais, foram 139.707 mulheres e 108.910 homens. Além disso, a maioria dos consumidores que procuram o feirão está entre 31 a 40 anos. No entanto, as dívidas mais elevadas são das pessoas com mais de 65 anos.


Além disso, está em andamento o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, uma ação nacional promovida pelo Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor e Febraban. Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos pessoais e consignados, desde que não tenham bens dados em garantia ou estejam prescritas. Já os contratos com parcelas em dia ou com garantia de bens não entram na ação. O Procon de Juiz de Fora está disponível orientar consumidores que encontrarem dificuldades na negociação.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page