top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Vacina Mais: campanha incentiva brasileiros ao cuidado com a vacinação

Por Fabíola Castro


O “Bendita Saúde” desta terça-feira, 12, falou sobre a campanha “Vacina Mais” de incentivo à vacinação no Brasil e a importância da imunização.


No fim do mês de junho foi lançada, a campanha “Vacina Mais”, com o intuito de incentivar os brasileiros ao cuidado com a vacinação, uma vez que os índices de cobertura vacinal no país têm caído nos últimos anos.


A iniciativa é do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e conta ainda com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outras entidades.


O Médico Especialista em Alergia e Imunologia, Dr. Fernando Aarestrup, MD, PhD, foi o entrevistado.


Confira:


Para começarmos, como podemos definir as vacinas, o processo de imunização das pessoas?


O Brasil lançou nova campanha de incentivo à vacinação com a meta de reverter a queda de índices de vacinação de diversas doenças, algo que vem gradativamente acontecendo num país que é referência em vacinação. Quais as consequências da população não aderir às campanhas de forma satisfatória?


O Brasil é um dos poucos países que oferecem um extenso rol de vacinas gratuitas à sua população?


Todas vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são testadas, aprovadas e seguras?


O Conselho Nacional de Saúde quando lançou a campanha “Vacina Mais” disse que a alta taxa de cobertura vacinal vem caindo nos últimos anos, deixando milhões de pessoas em risco. Por exemplo, o sarampo retornou, doença já erradicada e com vacina?


A vacinação contra a Covid-19 é um exemplo de que as vacinas são eficazes no combate de doenças. Foi com a imunização das populações que o coronavírus vem sendo combatido e a pandemia sendo controlada, apesar dos picos de casos que voltam a acontecer, mas sem tanta gravidade como antes das vacinas?


Para finalizarmos, qual a sua consideração?


Segundo os organizadores da campanha “Vacina Mais” a alta taxa de cobertura vacinal, que sempre foi uma característica reconhecida no Brasil e responsável pelo controle e eliminação de muitas doenças, vem caindo nos últimos anos.



Campanhas como essa, aliadas à consciência individual que se torna coletiva são extremamente importantes quando se fala em prevenção através das vacinas.


Já trouxemos no "Bendita Saúde" há alguns dias uma entrevista sobre a imunidade que é uma importante defesa do nosso organismo, ressaltando que a alimentação de qualidade é uma relevante aliada, aliás para diversos aspectos da nossa saúde. E, Doutor Fernando reforçou que a forma mais importante de manter a nossa imunidade alta é através da vacinação!



Apoio da CNBB à campanha Vacina Mais


Em vídeo, especialmente gravado para a campanha, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, chama a atenção para a importância do ato de vacinar definido por ele como um gesto de compromisso e amor pela vida.


Confira:



5 visualizações0 comentário

留言


bottom of page