top of page

Vacimóvel mantém atendimento na Região Leste

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Divulgação/PJF
Foto: Divulgação/PJF

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora segue reforçando as ações de vacinação nas áreas da Zona Leste mais atingidas pelas fortes chuvas da última semana. Nesta terça-feira, dia 23, o Vacimóvel estará estacionado na Praça Senador Teotônio Vilela, no bairro Vitorino Braga, oferecendo vacinação para moradores da região. O atendimento acontece das dez da manhã às três da tarde.


No local, a população poderá se vacinar contra hepatite B, tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, influenza e Covid-19. A Secretaria de Saúde reforça que ninguém deixará de ser vacinado por falta de documentos. Pessoas que tenham perdido documentos durante as chuvas podem comparecer normalmente. Informações básicas, como CPF, nome da mãe ou data de nascimento, são suficientes para garantir o cadastro e o registro da vacinação.


Além da imunização, a Prefeitura reforça os cuidados com a saúde após o contato com água das enchentes. A água contaminada pode transmitir doenças graves, como a leptospirose. A orientação é lavar imediatamente com água limpa e sabão as partes do corpo que tiveram contato com água ou lama. Durante a limpeza de casas e comércios, é fundamental usar botas e luvas de borracha. Quem não tiver esses itens pode improvisar usando sacos plásticos duplos nas mãos e nos pés, evitando o contato direto com a lama.


Alimentos e medicamentos que tiveram contato com a enchente devem ser descartados, mesmo que estejam embalados. A recomendação é consumir apenas água potável, filtrada ou fervida. Em caso de dúvida, a orientação é usar duas gotas de hipoclorito de sódio a dois e meio por cento para cada litro de água e aguardar trinta minutos antes do consumo.


A Secretaria de Saúde alerta ainda para os sintomas que exigem atenção. Febre, dor de cabeça, dores no corpo — principalmente na panturrilha — vômitos ou pele e olhos amarelados podem surgir até quarenta dias após o contato com a água da enchente. Nessas situações, a pessoa deve procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page