top of page

UFJF recebe nota máxima do MEC e está entre as melhores do Brasil

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 21 de abr.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Carolina de Paula/UFJF
Foto: Carolina de Paula/UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora foi avaliada com a nota máxima – conceito 5 – pelo Ministério da Educação, no Índice Geral de Cursos, o IGC. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, na última semana.


Com esse desempenho, a UFJF passa a integrar o grupo de 3% de instituições de ensino superior mais bem avaliadas do país. Ao todo, mais de duas mil instituições foram analisadas.


O Ìndice Geral de Cursos é um indicador que avalia a qualidade da instituição com base em três fatores: o desempenho dos estudantes no Enade, a avaliação da pós-graduação pela Capes e a proporção entre alunos de graduação e pós.


Essa é a primeira vez que a UFJF atinge o conceito 5 no IGC, mas não é o único reconhecimento recente. Em 2023, a Universidade já havia obtido nota máxima também no processo de Recredenciamento Institucional.


Os cursos avaliados pelo Enade também se destacaram. No campus sede em Juiz de Fora, nove cursos receberam nota 5 tanto no Enade quanto no Conceito Preliminar de Cursos, o CPC: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Arquitetura e Urbanismo.


Já no campus de Governador Valadares, o curso de Nutrição também atingiu o conceito máximo nos dois índices. Nenhum curso da UFJF ficou abaixo da nota 4, o que reafirma a excelência da instituição em suas graduações.

コメント


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page