"Dia D" de vacinação contra a Poliomielite na Zona Rural é destinado às crianças menores de cinco anos e o objetivo é também atualizar outras vacinas que estejam em atraso no cartão dos pequenos.
Por Rádio Catedral
Neste sábado, 2 de abril, será realizado o "Dia D" da Vacinação Infantil contra a Poliomielite nas Unidades Básicas de Saúde da Zona Rural de Juiz de Fora. Não serão aplicadas doses contra a Covid-19.
O atendimento para as crianças menores de cinco anos será de 8h às 16h nas UBSs de Humaitá, Igrejinha, Monte Verde, Pirapetinga, Torreões, Caeté, Chapéu D'Uvas, Dias Tavares, Paula Lima, Penido, Rosário de Minas, Sarandira, Toledos e Valadares.
Os pais, mães e responsáveis devem levar o cartão de vacinas das crianças para verificação se há ainda alguma outra dose pendente e atualizar se for necessário.
Contra a poliomielite, antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina com o vírus inativado: aos dois, quatro e seis meses. Já com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço.
A cobertura ideal para manter a doença erradicada é de 95% do público-alvo e, de acordo com a Secretaria de Saúde, o município ainda não atingiu esse percentual, como explicou a a Supervisora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marcilene Chaves, ao falar do resultado do último "Dia D" de vacinação que aconteceu no sábado (26 de março), nas UBSs da Zona Urbana.
Comments