• Radio Catedral

Milhares de doses são aplicadas em crianças menores de cinco no Dia D da imunização infantil

Por Fabíola Castro

Foto: PJF.


No último sábado (26), foi realizado o “Dia D” da Vacinação Infantil contra a Poliomielite em Juiz de Fora. Pais e responsáveis foram chamados a levarem as crianças menores de cinco anos às Unidades Básicas de Saúde (UBSS) e ao Sport Club para a atualização do cartão de vacinas. Essa atitude ajuda a manter a doença erradicada e o cartão de vacinas atualizado.


A Supervisora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marcilene Chaves, avalia de forma positiva o dia de vacinação na cidade, apesar de a meta de 95% de imunização deste público-alvo ainda não ter sido alcançada.

Entre as milhares de doses aplicadas estavam, além da vacina da pólio, outros imunizantes de rotina ofertados às crianças menores de 5 anos, com o objetivo de regularizar a situação vacinal dos pequenos.


Para os responsáveis que não puderam comparecer ao Dia D, a imunização infantil é realizada em qualquer uma das unidades de saúde espalhadas pela cidade, sendo necessário apenas levar o cartão vacinal da criança, conforme ressalta Marcilene Chaves.


A responsável pelo Setor de Imunização destaca ainda a importância da manutenção do cartão de vacinas das crianças em dia.


Esquema de imunização com a vacina da pólio

Antes de completar um ano de vida as crianças devem tomar três doses contra a pólio - aos dois, quatro e seis meses - com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha).


Vacinação na Zona Rural

Nas UBSs da Zona Rural, o 'Dia D' de Vacinação das crianças menores de cinco anos acontecerá no próximo sábado, 2 de abril, de 8h às 16h.

0 comentário