top of page

São Pio X: testemunho de esperança centralizado na Eucaristia

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 21 de ago.
  • 3 min de leitura

Devotos celebram padroeiro de Paróquia no Santa Ifigênia nesta quinta (21)


Por Rádio Catedral


ree

Nesta quinta-feira (21) , a Igreja Católica faz memória litúrgica de São Pio X, o Papa da Eucaristia.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, é dia de festa na Paróquia São Pio X, no Ipiranga. A partir das 15h, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois, às 19h, procissão festiva em honra a São Pio X, seguida de Santa Missa, na Matriz na Rua Walter Nascimento Campos, 20, Bairro Ipiranga.


O pároco Padre Átila Latini, MSC, destaca as prioridades do pontificado de São Pio X que ficaram como legado para a Igreja.


Padre Átila Latini comenta o papel importante de São Pio X para o reconhecimento da devoção à Nossa Senhora Aparecida no Brasil.


São Pio X foi o primeiro papa da história contemporânea a vir da classe camponesa com formação formação exclusivamente pastoral. Morreu em 20 de agosto de 1914 após 11 anos de pontificado. Em 29 de Maio de 1954, foi canonizado por Pio XII. Padre Átila Latini destaca como o pontificado do Papa Pio Décimo foi um caminho de esperança, que é o tema do Ano Jubilar que vivemos



ree

Querer paz sem Deus é um absurdo. Onde não há Deus, não há justiça. Onde não há justiça, em vão nutre-se esperança de paz”. Esta frase de São Pio X é o tema do editorial com Padre Domício



Conheça a história de São Pio X

Fonte: Canção Nova


Origens


Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu em Riese, na diocese de Treviso, em 2 de junho de 1835, o segundo de 10 filhos. Com a morte de seu pai, ele poderia ter aceitado seu emprego na Prefeitura — tinha 17 anos —, mas sua mãe o ajudou a seguir a sua vocação, trabalhando com ela, dia e noite, para sobreviver. Um amor e uma firmeza que Giuseppe Sarto não deve ter esquecido. Gostava de estudar, gozava de excelente saúde, era bem humorado e, ao mesmo tempo, tenaz, e sua vida rica em obras de caridade. 


Papado


Foi capelão, pároco, diretor espiritual do seminário, depois bispo de Mântua, patriarca de Veneza e finalmente eleito Papa. Seu primeiro ato foi abolir o “veto leigo”, uma espécie de direito posto de lado por algumas monarquias europeias, com a Constituição Commissum nobis. O Catecismo que leva seu nome, adotado na Itália, com a estrutura particular de “perguntas e respostas” é bem conhecido. Ele foi projetado especificamente para pessoas simples em uma sociedade em que a cultura ainda não havia permeado todas as camadas sociais. A preocupação de Pio X era justamente difundir tanto quanto possível a catequese entre os cristãos.


Avanços na Igreja


Entre as características mais conhecidas de seu pontificado, a oposição ao modernismo e às leis anticristãs na França, o início da reforma do direito canônico, a reforma da Cúria Romana, o avanço da idade da primeira comunhão em torno dos 7 anos. E, novamente na Itália, o relaxamento das restrições do Non expedit de Pio IX, que é a proibição para os católicos italianos de participar da vida política. Ele também favoreceu a renovação da Liturgia, o movimento bíblico, deu a primazia ao canto gregoriano. No centro, a participação na Eucaristia. Isto é para dar apenas algumas pinceladas dada a riqueza de intervenções do seu Pontificado.


A fala de um amigo

Um papado, portanto, certamente muito “ativo”, variado, tanto que seu grande amigo e secretário de Estado durante seu pontificado, o cardeal Rafael Merry del Val, não surpreendentemente sublinhou que este enorme trabalho se deveu principalmente à sua iniciativa pessoal também destacando sua “bondade” que “ninguém poderia questionar”. No centro da sua vida e do seu Magistério, a preocupação pastoral numa sociedade onde a crise da Fé se fazia sentir cada vez mais.


Restaurar tudo em Cristo

Uma intenção selada pelo lema escolhido para o seu pontificado: Instaurate omnia in Christo, retirado da Carta aos Efésios. Queria viver pobre: ​​“nasceu pobre, viveu pobre e certo de morrer muito pobre”, deixou escrito em seu testamento. Foi o primeiro papa da história contemporânea a vir da classe camponesa e sua formação foi exclusivamente pastoral: não tinha compromisso com a Cúria nem com a atividade diplomática da Santa Sé. Em 29 de Maio de 1954, Pio XII canonizou esse Papa santo. 

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page