Por Roberta Oliveira
Há oito anos, é realizada a campanha Setembro Amarelo, promovida pela Associação Brasileira de Psicologia e pelo Conselho Federal de Medicina.
O objetivo é chamar a atenção para a identificação e o apoio correto às pessoas em situação de sofrimento mental. E a fé é um instrumento importante para ajudar a superar as turbulências, junto com o tratamento médico adequado, e fazer sempre a escolha pela vida.
Confira a entrevista com a Psicóloga Clínica e Organizacional, Sandra Marotta, no quadro "Bendita Saúde": Setembro Amarelo 2022: “A vida é a melhor escolha!”
Nós conversamos sobre isso com o diretor-secretário da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, padre José Leles da Silva, que é formado em psicologia. Padre Leles destaca que o gesto extremo de tirar a própria vida é a consequência de uma dor maior.
"É preciso que a gente escute aquele que está passando por dificuldades"
Padre Leles lembra que, quem estiver no entorno, deve ficar atento aos sinais de que uma pessoa conhecida ou próxima está em situação vulnerável.
Padre Leles lembra que prestar atenção naquilo que as pessoas estão manifestando vai além de falar e de apenas ouvir: exige que a pessoa realmente escute o outro.
"A fé fortalece a esperança", reforça Padre Leles
E vale a pena deixar claro: as doenças de saúde mental não são causadas por falta de fé. No entanto, ter esta força verdadeira é muito mais que ter religiosidade, como analise Padre Leles.
Não basta apenas ter fé, é necessário apoio médico e Padre Leles comenta como a fé contribui para a evolução de tratamentos médicos, inclusive nas doenças que afetam a saúde mental.
Padre Leles reforça que, com fé e apoio médico, as pessoas encontram uma fonte de esperança em dias melhores.
"Fé genuína faz crer no amanhã: depois do sofrimento, vem a alegria"
Quem estiver enfrentando esta situação, não deve ter vergonha. A orientação é buscar ajuda medica especializada e se apoiar na fé. Padre Leles lembra que tudo passa e, como reforça a campanha do Setembro Amarelo deste ano, a vida é a melhor escolha.
Commentaires