top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Setembro Amarelo 2022: “A vida é a melhor escolha!”

Por Fabíola Castro


Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, no Brasil, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês, lembrado no próximo sábado, é oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.


A Psicóloga Clínica e Organizacional, Sandra Marotta, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 8, destacou a importância desta campanha e de falar sobre este assunto, de tratar a saúde mental, que abrange diversos aspectos da nossa vida, abertamente.


Confira:


A campanha é importante para reduzir preconceitos e conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental – além de proporcionar a redução do estigma por meio da informação responsável?


Quando falamos em saúde mental o que abrange?


Quais fatores, comportamentos podem indicar que a saúde mental de uma pessoa está afetada?


Além disso, qualquer sinal é preciso ser levado em conta?


Nesses casos, o que fazer? É preciso buscar atendimento especializado imediato? Como a família, amigos, pessoas próximas de alguém que não esteja bem mentalmente devem agir?


O suicídio é considerado uma questão de saúde pública mundial e ainda existe uma barreira para falar sobre isso. Se afastar das pessoas ou ignorar pensamentos ou situações só agrava o problema?


Conversar, falar, ser ouvido é muito importante e existe um Centro de Valorização da Vida (CVV) que fornece atendimento voluntário e gratuito às pessoas que queiram conversar?


Obrigada, Sandra, pela entrevista!


Poder falar, ser ouvido, pedir ajudar e ter uma mão estendida, são atitudes muito importantes no nosso dia a dia, ainda mais em tempos tão corridos, tão estressantes. Nem todo dia estamos completamente bem e isso faz parte da nossa vida, é normal, o que não pode, é isso se tornar constante, apesar de toda e qualquer dificuldade que se esteja passando. Se preciso for, peça ajuda! Como diz o lema do Setembro Amarelo neste ano “A vida é a melhor escolha!” e vai ser sempre a melhor escolha!

136 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page