Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira
- Silvia Carvalho
- há 15 horas
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral, com Agência Brasil

Nesta semana, milhões de brasileiros recebem um importante reforço no orçamento. Até a próxima sexta-feira, dia 19, será depositada a segunda parcela do décimo terceiro salário para 95,3 milhões de trabalhadores em todo o país. O benefício deve injetar 369,4 bilhões de reais na economia brasileira neste ano, segundo cálculos do Dieese. Em média, cada trabalhador com carteira assinada receberá 3.512 reais, somando as duas parcelas.
A primeira parcela foi paga até o dia 28 de novembro. Já aposentados e pensionistas do INSS tiveram o benefício antecipado, com pagamentos realizados entre abril e junho. Têm direito ao décimo terceiro os trabalhadores com carteira assinada que tenham atuado por pelo menos 15 dias no mês, além de aposentados, pensionistas, trabalhadores em licença-maternidade e afastados por doença ou acidente. Em caso de demissão sem justa causa, o valor é pago proporcionalmente junto com a rescisão.
O cálculo considera cada mês trabalhado por pelo menos 15 dias como um doze avos do salário de dezembro. Faltas injustificadas acima de 15 dias podem reduzir o valor da gratificação. É importante lembrar que a primeira parcela é paga integralmente, sem descontos. Já na segunda incidem Imposto de Renda, INSS e FGTS, e os valores aparecem em campo específico na declaração anual do Imposto de Renda.









Comentários