top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Seguindo os passos de Jesus: a reflexão sobre doação de sangue à luz da fé católica

Por Roberta Oliveira



Nesta sexta-feira, 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Uma pessoa adulta tem em média 5 litros de sangue. Durante a doação são coletados no máximo 450 ml, pouco para quem oferece, porque o organismo repõe quase que imediatamente. No entanto, faz muita diferença para quem precisa.


A unidade da Hemominas em Juiz de Fora atende a 57 hospitais em 27 cidades da região, além dos pacientes que precisam de transfusão, sem a necessidade da internação.


Em dois momentos distintos da programação da Rádio Catedral FM desta semana, houve reflexões à luz da fé católica a respeito deste gesto. Padre Camilo de Paiva e o Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, abordaram diferentes aspectos sobre a doação e incentivaram os católicos a doarem sangue e ajudar a salvar vidas.


Confira também:


"Doar sangue é um gesto espiritual", reforçou Padre Camilo


No editorial do Jornal Boa Nova desta sexta-feira, 26, Padre Camilo analisou o que fica para a pessoa que, tendo condições, se dispõe a doar literalmente um pouco de si para alguém que, na maioria das vezes, não sabe quem é.


"O sangue é a nossa redenção. Cristo nos redimiu, nos lavou, nos purificou, nos alvejou no sangue, pelo Seu Sangue, no Sangue de Cristo. E o sangue aproxima os seres humanos". Ele concluí: "Não importa o sexo, a cor, basta que tenhamos o mesmo tipo sanguíneo. É a linguagem do amor, da tolerância, do não preconceito. Doar sangue é um gesto espiritual".



"Jesus nos ensina a doar vida. Sangue é vida", destacou Padre Vanderlei


Nesta semana, durante o quadro "Você pergunta, o padre responde", no programa Manhã de Bênçãos, o Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, respondeu ao seguinte questionamento de um(a) ouvinte que preferiu não se identificar:


"Padre, há algum impedimento na Bíblia para o católico doar sangue? Vejo e ouço sempre o apelo por doações e muitas pessoas que conheço não se sentem inspiradas a fazer este gesto".

Na reflexão, Padre Vanderlei destaca a importância da pessoa católica conhecer os fundamentos da fé. Ele reflete sobre como as normas de conduta citadas na Bíblia mudaram com o contexto de evolução da compreensão do homem a respeito da Palavra de Deus.


"Você que é católico que gostaria, que tem vontade, que sente percebe o apelo para doar sangue, você está fazendo um gesto de caridade. Vidas são recuperadas. Pessoas são curadas. Então, meu querido, minha querida, se sinta inspirado, pode doar sim, Jesus não tem nenhuma proibição com relação a um gesto de caridade. Se Jesus nos ensina a doar vida, sangue é vida. Doe sangue", disse Padre Vanderlei.


Ouça a íntegra da explicação do Padre Vanderlei:


Como doar sangue

O atendimento deve ser agendado no site da Hemominas ou pelo MGApp. O Hemocentro de Juiz de Fora funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 18h e aos sábados, de 7h às 12h.


Para outras informações, a orientação é ligar para o setor de Captação de Doadores de Sangue e de Medula Óssea no telefone (32) 3257-3171.


63 visualizações0 comentário
bottom of page