top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Hemominas celebra dia do doador de sangue e convoca ao gesto de solidariedade

Por Fabíola Castro

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil.

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem esse componente do do corpo coletado para armazenamento em um banco ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue para aqueles pacientes que necessitam. Não existe nada que substitua o sangue. Por isso, é tão importante o ato solidário de doar. A quantidade de sangue retirada do doador não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa! O doador de sangue, antes doação, passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança ao processo, tanto para quem faz esse gesto quanto para quem recebe. Em Juiz de Fora, a Fundação Hemominas celebra o mês, a semana e o dia do Doador Voluntário de Sangue nesta sexta-feira, 25 de novembro. A responsável de equipe da captação e cadastro de doadores de sangue e medula do Hemocentro Regional do município, Lidiane Gonçalves de Moura, fala sobre a data e a programação especial realizada.


Lidiane lembra que ainda há vagas para doação nesta semana e faz um apelo aos doadores.


Para quem quiser doar sangue pode fazer o agendamento do dia e horário pela internet e Lidiane Moura explica quem pode doar e como fazer.


A Fundação Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, S/N – Centro de Juiz de Fora e o horário de funcionamento da Unidade é de segunda a sexta-feira de 7h às 18h e aos sábados de 7h às 12h. Lembrando que na próxima segunda-feira, dia 28, por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo o Hemocentro Regional de Juiz de Fora funcionará de 7h às 10h.


Confira também:

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page