top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Secretário de Comunicação da PJF explica sobre obra do viaduto da Rua Benjamin Constant

Atualizado: 25 de mai. de 2023

Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira

Rua Benjamin Constant fechada para obras do viaduto | Foto: SMU/Divulgação.

O viaduto da Rua Benjamin Constant, em Juiz de Fora, começou a ser construído nesta última segunda-feira, 15. De acordo com a Prefeitura, a intervenção viária tem o objetivo de, além de proporcionar ligação mais rápida entre a região Leste e o Centro, garantir maior fluidez para o trânsito da área central.


A assinatura do contrato da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com a empresa ganhadora do certame ocorreu no último dia 18 de abril, e o prazo estimado para execução é de 12 meses.

A obra será de um elevado com extensão de 360 metros e uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino. Conforme a Administração Municipal com o novo equipamento urbano pretende-se eliminar da rota dos motoristas a passagem de nível da Rua Benjamin Constant, com a intenção de ofertar um melhor fluxo viário.

O Secretário de Comunicação da PJF, Márcio Guerra, explica sobre a intervenção e as principais modificações no acesso à região.


Márcio Guerra comenta quais melhores opções de caminho para os motoristas acessarem o centro.


A orientação é para que, se possível, as pessoas priorizem o transporte coletivo, táxis ou carros de aplicativo.


Márcio Guerra lembra que trajeto das linhas do transporte coletivo que antes passavam pelo local também foi alterado.


O viaduto da Benjamin é uma obra de grande porte e, obviamente, causa impacto no trânsito, porém, o Secretário de Comunicação, Márcio Guerra, destaca ainda que quando estiver concluída, terá um impacto muito positivo noa mobilidade do centro.


Os recursos da obra são de convênio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2011, para as obras de transposição rodoferroviária.

As equipes de engenharia começaram os trabalhos com a montagem do canteiro de obras e o serviço de sondagem do terreno, que consiste em uma análise do local onde será realizada a obra, por meio de uma amostragem do solo e ensaios específicos de campo. São processos de reconhecimento e caracterização do terreno, extraindo informações importantes que auxiliam no desenvolvimento da obra, tais como: identificação das diferentes camadas do solo, classificação de cada camada, capacidade de carga ou resistência do solo em várias profundidades, entre outras.

Rua Benjamin Constant está fechada para as obras do viaduto

*Fotos: SMU - Divulgação.


Mudanças


Com o início das obras do novo viaduto, a travessia da linha férrea da Rua Benjamin Constant foi totalmente interditada, conforme já estava programado e comunicado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Com a mudança, os veículos que utilizavam a via para acessar o Centro devem utilizar outras rotas.


As obras interditam a Rua Benjamin Constant a partir da Avenida Brasil. Quem precisa acessar o comércio local pode circular pela Rua Saint Clair de Carvalho e retornar pela Rua Oswaldo Veloso. Com isso, a Rua José Calil Ahouagi passa a funcionar em mão dupla em toda a sua extensão, com o acesso para o lado esquerdo da via fechado, tendo entrada somente pela Avenida Brasil e estacionamento proibido. Já no lado direito da via, em direção à Rua Deputado Oliveira Souza, haverá passagem apenas para veículos pequenos pela Rua Benjamin Constant.

Os veículos oriundos do bairro Vitorino Braga têm como opção acessar o Centro após transpor a ponte da Rua Benjamin Constant, seguir a margem direita da Avenida Brasil e utilizar o Viaduto Augusto Franco. Para a ligação da Região Leste com outros bairros, como o Morro da Glória, também há a possibilidade dos condutores utilizarem o trajeto via margem esquerda da Avenida Brasil até a ponte do bairro Manoel Honório, convergindo na Avenida Rio Branco para chegar à Avenida dos Andradas.


Já os ônibus do transporte público, linhas 400, 413, 416, 420, 423, 425, 426, 427, 428, 429, 435 e 436 estão realizando o seguinte itinerário no sentido Bairro/Centro: “…Av. Garibaldi Campinhos, Rua Benjamin Constant, Av. Brasil (margem direita), Viaduto Augusto Franco, Alça Radialista José Maria de Barros, Rua Angelo Falci, Av. Francisco Bernardino, Rua São Sebastião e Av. Getúlio Vargas”. O ponto de ônibus da Rua Benjamin Constant, 570, em frente ao supermercado está desativado.

16 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page