Na mesma cerimônia, houve o lançamento oficial do projeto "Aquabox - Alma Lavada".
Por Roberta Oliveira
A prefeita Margarida Salomão (PT) sancionou nesta terça-feira, 8, a Política Municipal para a População em Situação de Rua de Juiz de Fora. Também no evento houve o lançamento oficial do "Aquabox - Alma Lavada", para oferecer dignidade às pessoas em situação de rua no município.
Ao comentar sobre a legislação publicada nesta quarta, 9, no Diário Oficial do Município, a prefeita reforçou que todas as pessoas que vivem no município devem ter os direitos respeitados.
O evento foi realizado embaixo do viaduto Augusto Franco, na Rua Ângelo Falci, 100, Centro, onde já está instalado o “Aquabox – Alma Lavada”. O equipamento público é um espaço para higiene pessoal da pessoa em situação de rua.
A prefeita lembrou da atuação dos Vicentinos com o Banho Solidário e reforçou que este cuidado também é responsabilidade da administração municipal.
Sobre o Aquabox - Alma Lavada
O Aquabox – Alma Lavada vem atendendo entre 50 e 60 pessoas diariamente, segundo divulgado no evento. É um contêiner equipado com 5 cabines sanitárias, cada uma com chuveiro elétrico e vaso sanitário, uma delas adaptada para pessoa com deficiência.
São oferecidos sabonete líquido e toalha de banho, que são devolvidas após o uso e levadas para lavagem. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com capacidade para 100 banhos diários.
O Aquabox é custeado por meio de um convênio assinado entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). O projeto foi realizado também por meio de parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a iniciativa privada e o terceiro setor.
Comments